Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

"Conhecendo o Judiciário": familiares de servidores visitam o TJMG

Crianças e adolescentes aprenderam sobre o funcionamento da Corte mineira e participaram de julgamento simulado


- Atualizado em Número de Visualizações:

Apresentar a crianças e adolescentes a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário estadual, promovendo uma educação cidadã e valorizando a memória jurídica. Com esse objetivo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nesta quarta-feira (21/1), mais uma edição especial do programa “Conhecendo o Judiciário”.

A iniciativa contou com a presença de filhos, sobrinhos, amigos e conhecidos de magistrados, servidores e colaboradores do TJMG. Foram 74 jovens com idades entre 8 e 17 anos, divididos em dois grupos – 51 no turno da manhã e 23 no da tarde.

As visitas fizeram parte da 4ª edição do programa “Conhecendo o Judiciário – Filhos de Servidores e Colaboradores”.

Not---Conhecendo-o-Judiciario-21.01.26.---------4--------jpg.jpg
Dois grupos de crianças e adolescentes visitaram o TJMG nesta quarta-feira (21/1), por meio do programa “Conhecendo o Judiciário” (Crédito: Riva Moreira / TJMG)

Idealizado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) e organizado pela Coordenação de Relações Públicas (Cerp), o programa, presente em todas as 298 comarcas do Estado, completa 27 anos em 2026. Desde sua criação, mais de 192 mil pessoas, de todas as faixas etárias, já visitaram o TJMG.

Integrante do grupo de 51 crianças que estiveram na Corte mineira na manhã desta quarta-feira, Esther de Alvarenga, de 10 anos, disse que já visitou três vezes o Tribunal: 

Not---Conhecendo-o-Judiciario-21.01.26.---------2--------jpg.jpg
Visitando o TJMG pela 3ª vez, Esther de Alvarenga atuou como advogada na simulação de julgamento (Crédito: Riva Moreira / TJMG)

“Eu adoro esse programa, porque é muito legal saber coisas novas. É divertido e sempre muito legal.”

A estudante, durante o “Conhecendo o Judiciário”, participou de um julgamento simulado na função de advogada.

Além dessa dinâmica, as crianças e os adolescentes também puderam conhecer o funcionamento da 1ª e da 2ª Instâncias, além de outras informações sobre a Corte mineira, por meio de palestras ministradas pela servidora da Cerp Flávia do Valle e pela colaboradora Raíssa Brasil.

Também presente no grupo de 51 crianças que esteve no TJMG durante a manhã, Laura Falci, de 11 anos, afirmou que gostou da oportunidade, especialmente por atuar como juíza durante o julgamento simulado:

Not---Conhecendo-o-Judiciario-21.01.26.---------3--------jpg.jpg
Laura Falci participou da visita e atuou como juíza no julgamento simulado (Crédito: Riva Moreira / TJMG)

“Além disso, aprendi mais ainda sobre o Judiciário.” 

Sobre o Programa

Institucionalizado pela Portaria da Presidência nº 2.176/2008 e regulamentado, em 2024, pela Portaria da Presidência nº 6.909/2024, o programa “Conhecendo o Judiciário” estabelece um canal de comunicação em linguagem simples e acessível sobre a estrutura e o funcionamento do TJMG, além de abordar noções básicas de cidadania, direitos fundamentais e sociais, organização do Estado e dos Poderes, mecanismos de prevenção e solução de litígios.

O público-alvo abrange estudantes do ensino fundamental (a partir do 5º ano), do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino superior, além de idosos, por meio do TJ Sênior, voltado a pessoas com mais de 60 anos.

As atividades incluem visitas orientadas ao TJMG, com simulação de julgamento; palestras de magistrados em escolas; e apresentações virtuais ministradas por magistrados e servidores especializados em diferentes áreas do universo jurídico.

Not 1 Conhecendo o Judiciario.jpg
Grupo de crianças e adolescentes que participaram do “Conhecendo o Judiciário” na tarde desta quarta-feira (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Reconhecimento

Desde sua criação, o programa vem sendo reconhecido como relevante estratégia de comunicação institucional. Em 1999, ano de seu lançamento, recebeu o Prêmio Opinião Pública, concedido pelo Conselho Regional de Relações Públicas de São Paulo (Conrerp 2ª Região). A iniciativa também foi premiada pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça nas categorias “Projeto Institucional” (2003) e “Publicação Especial” (2004).

Em 2011, o “Conhecendo o Judiciário” passou a integrar o Banco de Boas Práticas de Gestão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2023, recebeu o certificado “Agenda 2030” do TJMG, que reconhece práticas inspiradoras alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira outras imagens no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*