Na manhã desta sexta-feira, 11/7, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) promoveu uma ação de prevenção à violência doméstica, desta vez no ambiente corporativo.
A atividade foi realizada na empresa Alkon, em Contagem, reunindo funcionários, gestores e colaboradores com uma roda de conversa e dinâmicas conduzidas pelo superintendente adjunto da Comsiv, juiz de Direito Leonardo Guimarães Moreira.
Durante o encontro, foram apresentados indicadores da violência de gênero e discutidas formas práticas de prevenção, tanto no âmbito pessoal quanto institucional.
O ponto alto da ação foi a dinâmica em que os participantes foram convidados a refletir sobre os altos índices de violência contra as mulheres.
Em um ambiente seguro e acolhedor, homens e mulheres puderam partilhar vivências, desconstruir estereótipos e reconhecer o papel de cada um na construção de relações mais igualitárias e respeitosas.

O juiz Leonardo Guimarães avaliou positivamente a experiência:
“As dinâmicas foram muito ricas e proporcionaram um momento de reflexão e de fala de todos e todas. Houve uma verdadeira troca de informações e vivências que evidenciou a importância de falar sobre o tema da violência de gênero em todos os espaços, inclusive nas empresas. Iniciativas como essa são fundamentais para a promoção de uma verdadeira cultura de paz, igualdade e respeito”.
“A sensibilidade e o engajamento dessas profissionais foram fundamentais para que esse momento de escuta, reflexão e diálogo se tornasse possível, fortalecendo o papel das empresas como agentes de transformação na prevenção da violência contra as mulheres”, registrou o magistrado.
O juiz Leonardo Guimarães, em nome da Comsiv, agradece de forma especial à empresa Alkon, cuja liderança é exercida, em grande parte, por mulheres e todas elas comprometidas com a transformação social.
Essa iniciativa integra o Programa Igualdades, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através da Comsiv, que visa promover ações educativas, inclusivas e interinstitucionais de enfrentamento à violência de gênero em diversos contextos sociais.
A Coordenadoria da Mulher reafirma seu compromisso com ações preventivas e educativas, fortalecendo parcerias com instituições públicas e privadas na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*