Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comsiv está fechando parceria com software para prevenção da violência contra as mulheres

Tratativas estão sendo realizadas com o programa americano eBodyGuard


- Atualizado em Número de Visualizações:

Desde 2024, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vem realizando reuniões com representantes do software eBodyGuard. O objetivo é promover segurança às mulheres, prevenindo e combatendo a violência doméstica e familiar.

Os encontros vêm sendo conduzidos pela superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, e pela fundadora e CEO do eBodyGuard, a empresária americana Melissa Faith Hart.

Segundo a desembargadora Evangelina Duarte, após várias reuniões, “chegamos ao entendimento de que o programa pode ser eficaz para prevenir e combater a violência contra mulheres, pois consiste em um dispositivo que conecta, por ora, a Guarda Municipal (de Belo Horizonte) e o Poder Judiciário”, afirmou.

Posteriormente, a expectativa é que o software também seja conectado às delegacias de mulheres, que já possuem acesso ao Poder Judiciário.

Not eBodyGuard Desa Evangelina Duarte e CEO Melissa Hart.png
A superintendente da Comsiv/TJMG, desembargadora Evangelina Duarte (esq.), com a CEO do eBodyGuard, Melissa Hart (Crédito: eBodyGuard / Divulgação)

“O programa tornará o processo mais seguro para as vítimas e mais eficaz para a aplicação da lei”, disse a superintendente da Comsiv.

Em matéria publicada no jornal americano USA Today, no dia 29/6, a empresária Melissa Faith Hart afirmou que o slogan do eBodyGuard é “Mantendo você seguro onde quer que esteja”.

Segundo ela, “uma cidade inteligente não pode existir se sua comunidade não se sentir segura. A perspectiva do eBodyGuard é proporcionar segurança pública a todos, mantendo o contrato social de respeito e proteção de dados privados individuais”.

Sobre o programa

Conforme a matéria do USA Today, o eBodyGuard utiliza tecnologia e inovação para, nos próximos 10 anos, ao interagir com entes públicos, garantir segurança econômica e social a comunidades do mundo todo.

O software integra socorristas, autoridades policiais, sistemas judiciais e agências sem fins lucrativos para implementar seu projeto “Cidades Inteligentes e Seguras: Meu Programa eBodyGuard”, desenvolvido para aprimorar a resposta a emergências, capacitar indivíduos e promover resultados de segurança pública a longo prazo.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*