
Conceição das Alagoas recebeu a visita de apresentação do Processo Judicial eletrônico (PJe) na manhã desta quinta-feira, 21 de junho. Além da comarca, Monte Carmelo, Iturama e Sacramento passam a utilizar o sistema, a partir de 27 de agosto, para o peticionamento e tramitação das ações cíveis.
O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Antonio Carlos Parreira, responsável pelo acompanhamento das atividades da Diretoria Executiva de Informática do Tribunal (Dirfor), e o coordenador de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas Judiciais da 1ª Instância, Kassioscley Dreher Ribeiro, falaram sobre as vantagens do processo eletrônico.

Amanhã, a equipe visita Sacramento.
Vantagens do sistema
O PJe é um sistema informatizado que transfere todo o procedimento judicial para o meio eletrônico. Assim, o armazenamento e a manipulação dos autos dispensam o uso de papel, proporcionando economia de custos com esse recurso e alinhando a iniciativa às práticas de sustentabilidade ambiental.
A implantação do sistema também traz outros benefícios, como a otimização dos espaços nos fóruns e tribunais, a diminuição de gastos com materiais necessários ao arquivamento e guarda de autos, o acesso em tempo integral ao processo, a rapidez na comunicação dos atos processuais, a facilidade de intimação e a redução da burocracia e das tarefas cartoriais. O PJe também contribui para dar efetividade ao princípio constitucional da razoável duração do processo, pois agiliza o andamento processual.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920