A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nos dias 16, 17 e 18/9, visitas técnicas presenciais aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das Comarcas de Itajubá, Cachoeira de Minas e Pedralva, no Sul do Estado.
As visitas tiveram como objetivo conhecer as instalações dos Cejuscs e os fluxos adotados, bem como prestar auxílio aos trabalhos desenvolvidos.
Foram apresentadas boas práticas desenvolvidas em outras unidades, com oferta de auxílio nas rotinas administrativas e na padronização de movimentações processuais e pré-processuais das audiências realizadas pelo Centro Judiciário, além de orientações para o registro adequado dos dados estatísticos.

Itajubá
No Cejusc da Comarca de Itajubá, sob a coordenação do juiz Hilton Silva Alonso Júnior, a equipe do Serviço de Apoio (Seanup) ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMG teve a oportunidade de conhecer iniciativas voltadas à promoção da cidadania e à consolidação de boas práticas na área da autocomposição.

Destaque para o fortalecimento da atuação pré-processual, bem como a implementação das oficinas de parentalidade.

Durante a visita, foram promovidas reuniões técnicas com os colaboradores dos Postos de Atendimento Pré-Processuais (Papres) vinculados à Comarca. Atualmente, dois Papres estão em funcionamento: um no Centro Universitário de Itajubá (Fepi), promovendo a integração entre o meio acadêmico e o Sistema de Justiça; e o outro, com especialização em demandas relacionadas ao superendividamento, funciona em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) municipal, oferecendo orientação e conciliação qualificada para consumidores superendividados.
Cachoeira de Minas
No Cejusc da Comarca de Cachoeira de Minas, coordenado pelo juiz José Hélio da Silva, a equipe do Seanup orientou sobre o funcionamento do setor pré-processual e apresentou projetos de sucesso já implementados em outras Comarcas, como os Papres, e os mutirões de casamentos comunitários, além de outras iniciativas que podem ser adaptadas à realidade local.

Pedralva
No Cejusc da Comarca de Pedralva, coordenado pela juíza Adriane Aparecida de Bessa Rosa, a equipe do Seanup esclareceu dúvidas e conheceu a rotina local e a estrutura física do centro judiciário.
A equipe local foi orientada sobre os fluxos de tramitação de procedimentos processuais e a coleta de dados estatísticos.

Visitas técnicas
Regulamentadas pela Portaria da 3ª Vice-Presidência nº 3940/2022, as visitas técnicas objetivam o fortalecimento dos serviços prestados pelos Cejuscs e a disseminação de parcerias interinstitucionais, conforme preconizado nos incisos XI e XIII do artigo 2º da Portaria Conjunta nº 1373/PR/2022, que instituiu o Programa Justiça Eficiente (Projef 5.0).
Além das comarcas eleitas pela própria 3ª Vice-Presidência para acompanhamento, juízes coordenadores de Cejuscs que tenham interesse em receber visitas técnicas da equipe do Seanup/Nupemec podem fazer a solicitação por meio do e-mail nupemec@tjmg.jus.br.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial