A equipe de servidores do Fórum da Comarca de Guanhães, no Vale do Rio Doce, promoveu uma Campanha de Natal Solidário que resultou na arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos destinados à comunidade quilombola Moinho Velho, localizada no município de Senhora do Porto.
A iniciativa contou com a participação de representantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Guanhães e também do Cejusc para demandas de Direito relativas a indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais da Justiça de Primeiro e Segundo Graus do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
A campanha teve início em novembro e contou ainda com o apoio da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais também apoiou a ação, realizando o transporte das doações.
O diretor do Foro e juiz da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Guanhães, Otávio Scaloppe Nevony, afirmou que a ação de Natal na comunidade quilombola Moinho Velho foi um desdobramento da ação de cidadania realizada pelo Cejusc Povos e Comunidades Tradicionais em setembro.
Segundo ele, a iniciativa atendeu à demanda permanente de solidariedade e à necessidade de reparação histórica, além de fortalecer o diálogo com a comunidade e os órgãos responsáveis pela garantia dos direitos das comunidades quilombolas, representando o cumprimento de um dever institucional.
A entrega dos donativos ocorreu na quarta-feira (16/12) e foi marcada por uma apresentação dos moradores da comunidade quilombola, que encenaram a tradicional manifestação folclórica do Bumba Meu Boi, celebrada por meio de música, dança e desfile de personagens típicos.
Na oportunidade, houve também a chegada do Papai Noel, que distribuiu lembranças às crianças da comunidade. As roupas arrecadadas foram disponibilizadas em formato de varal solidário, permitindo que os próprios moradores escolhessem os itens de seu interesse.
Além disso, foram distribuídas cestas básicas e produtos de higiene pessoal, doados por comerciantes locais. A ação reforça o compromisso do TJMG e das instituições parceiras com a valorização das comunidades tradicionais e a construção de soluções conjuntas que respeitem seus direitos, culturas e tradições.
A juíza da 2ª Vara Cível e coordenadora do Cejusc de Guanhães, Sílvia Maria de Paula Nascimento, destacou a emoção proporcionada pela apresentação da comunidade quilombola Moinho Velho, ressaltando a riqueza cultural do grupo e o fortalecimento do compromisso do Judiciário com ações de inclusão social.
Ibirité
Já em Ibirité, a campanha Natal Solidário, promovido pela Comarca, juntamente com a Vara da Infância e da Juventude, contou com a participação da Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
O evento foi realizado na quinta-feira (18/12), sendo que as crianças da Casa Abrigo São Francisco de Assis e da Associação Colmeia, ambas as instituições do município, receberam presentes e participaram de uma celebração natalina.
O evento, coordenado pela juíza diretora do foro e da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ibirité, Juliana de Almeida Teixeira Goulart, foi viabilizado graças ao engajamento dos servidores e colaboradores, que ao longo do mês de dezembro se prontificaram a arrecadar presentes, bem como auxiliar na organização e realização da festividade.
Participaram da festividade, além da juíza diretora do foro, Juliana de Almeida Teixeira Goulart, o juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais, Estevão José Damazo, além do promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca, Cláudio Daniel Fonseca de Almeida.
Araxá
A Comarca de Araxá também aderiu às ações solidárias de fim de ano ao participar da Campanha Papai Noel dos Correios. Por meio de seus magistrados, servidores e colaboradores, foram apadrinhadas 50 cartinhas.
Os presentes foram entregues na quinta-feira (18/12) aos Correios, que ficarão responsáveis pela distribuição às crianças assistidas pelo Serviço de Obras Sociais (SOS) no município.
O juiz diretor do Foro da Comarca de Araxá, José Aparecido Fausto de Oliveira, destacou a mobilização dos servidores.
“Com a proximidade do Natal, mais uma vez, os servidores da Comarca de Araxá adotaram as cartinhas, e os presentes enfeitaram a sala da direção do Foro. Ficam aqui os nossos votos de um Feliz Natal e de um próspero Ano Novo, bem como os agradecimentos a cada um que contribuiu para levar alegria às crianças neste Natal”, afirmou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial