A Comarca de Uberlândia realizou uma série de atividades, ao longo desta semana, em comemoração ao Setembro Azul, campanha que marca o mês com eventos realizados pela comunidade surda para celebrar conquistas e provocar reflexões em torno da deficiência auditiva. Por meio de projeto em parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), atuam hoje, na comarca, 26 auxiliares de escritório com deficiência auditiva e um coordenador intérprete de libras, a língua brasileira de sinais.
Na segunda-feira, 21 de setembro, os funcionários da Feneis vestiram camisas e laços azuis e discutiram a campanha. Na terça-feira, a equipe adotou a cor branca nas camisas e montou um painel com as mãos pintadas de azul, em ação batizada de “Mãos que Falam”. As comemorações se estenderam nos demais dias desta semana, com confraternização e exposição de painéis com palavras escritas pela comunidade externa e fotos da equipe, que é coordenada pela intérprete Luciana Gonçalves Torquette.
Os funcionários, que apresentam diferentes graus de deficiência auditiva, estão lotados na Central de Devolução de Autos (Ceaut), na Central de Apoio às Secretarias, na Central de Mandados, no Protocolo, no Setor Social/Psicologia, no setor Distribuidor e na Central de Certidões.
De acordo com o diretor do foro de Uberlândia, Paulo Fernando Naves de Resende, “a comarca conseguiu, com as ações do projeto em parceria com a Feneis, importantes avanços na agilização de feitos em tramitação, seja pela execução de procedimentos de rotina nas várias secretarias onde atuaram as equipes de apoio, seja pela diminuição do atendimento de balcão provocada pelo funcionamento das Centrais de Devolução de Autos”.
Na avaliação do magistrado, o sucesso do projeto, “que constitui iniciativa estratégica do TJMG”, pode ser verificado na comarca pela análise estatística dos serviços executados. “A avaliação da qualidade do trabalho prestado também é expressivamente positiva, registrando-se a alta capacidade de concentração dos funcionários e a baixa incidência de erros após o treinamento inicial, o que referenda o acerto da iniciativa para a Justiça mineira”.
A Feneis é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com finalidade sociocultural, assistencial e educacional. Seu objetivo é a defesa e a luta pelos direitos da comunidade surda brasileira.
Setembro Azul
O mês de setembro é escolhido para propor reflexões sobre a deficiência auditiva por concentrar três datas significativas para a comunidade surda: o Dia Mundial da Língua de Sinais, o Dia Nacional do Surdo e o Dia Internacional do Surdo, respectivamente 10, 26 e 30 de setembro. O azul faz referência à cor da faixa que os surdos eram obrigados a portar no braço, pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

