O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, e em conjunto com os municípios de Leme do Prado, José Gonçalves de Minas, Turmalina e Veredinha, realizou, em 5/5, a primeira Cerimônia de Casamento Comunitário da comarca.

Segundo os organizadores, o evento teve o engajamento das Secretarias de Assistência Social de todos os municípios da comarca, das serventias cartorárias envolvidas e, ainda, o apoio e patrocínio do Clube de Mães de Veredinha, Lucas Santana Eventos, Clube Campestre de Turmalina, a Corporação Musical Euterpe Homero Maciel e o apoio das Polícia Civil e Militar na segurança do evento. Muitas foram as famílias que celebraram e vivenciaram o sonho do casamento.
Também participaram os juízes das Comarca de Minas Novas, Otávio Scaloppe Nevony, e de Capelinha, Rafael Arrieiro Continentino; a promotora de justiça da Comarca de Turmalina, Marina Vivas Costa Cardoso; o diretor regional da Polícia Civil, Felipe Pontual Meira Rosa, e o presidente da OAB de Turmalina, Gil Adriane de Souza, além de prefeitos de vice-prefeitos dos quatro municípios da comarca, presidentes de Câmaras Municipais e vereadores.

O juiz da Comarca de Turmalina, Júlio Alexandre Fialho Moreira, afirmou que o evento só foi possível em razão do trabalho integrado entre o Poder Judiciário, os Poderes Públicos Municipais e a sociedade civil organizada. "Graças a isso, muito casais puderam ter o sonho do casamento realizado", disse.
A cerimônia foi marcada por culto ecumênico, conduzido pelo padre responsável pela Comarca de Turmalina, José William, e pela represente da Fraternidade Espírita Seara de Jesus, Juliane Orsine Lopes.

A cerimônia foi marcada por culto ecumênico, conduzido pelo padre responsável pela Comarca de Turmalina, José William, e pela represente da Fraternidade Espírita Seara de Jesus, Juliane Orsine Lopes.
Casais

Entre os casais que celebraram a conversão de união estável em casamento, Messias Ferreira de Macedo e Graciele Carvalho Lucena, de Turmalina, foram os primeiros a realizar a inscrição para participação no evento. Os noivos disseram que a história de amor de ambos começou apenas como amizade, mas tornou-se uma união que já dura oito anos e gerou uma filha de quatro anos.

Maria José Batista e José Maria Alves dos Anjos, de Leme do Prado, se conheceram no trabalho, coincidentemente, também em um 5/5, só que em 1990. Ao oficializar o casamento, celebraram celebram 33 anos "de muito amor'. A ocasião também se fez importante porque o filho do casal se inscreveu no evento para celebrar o próprio casamento.

Olídio Rodrigues Mendonça e Edinalva Vieira Borges, de José Gonçalves de Minas, contaram que se conheceram em um forró realizado entre as famílias. De “um pé de valsa”, há 27 anos, surgiu a união do casal, que tem três filhos.

O casal Roberto Fernandes de Jesus e Luciana de Azevedo, de Veredinha, começou a namorar muito jovem. Só agora, contudo, graças ao 1º Casamento Comunitário da Comarca de Turmalina, eles concretizaram o sonho de selar a união perante a deus e a Justiça.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial