Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarca de Monte Carmelo realiza casamento comunitário

Iniciativa já está em sua 6ª edição


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-CasamentoComunitario-MonteCarmelo.jpg
Mais de 30 casais participaram do evento de conversão de união estável em casamento civil (Crédito: Divulgação / TJMG)

O sonho de oficializar o matrimônio tornou-se realidade para dezenas de famílias da região de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro.

No dia 29/11, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Monte Carmelo, coordenado e supervisionado pela 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), promoveu a 6ª edição do casamento comunitário, que celebrou a união e a segurança jurídica de 33 casais da região.

A cerimônia, marcada por momentos de forte emoção, permitiu a conversão direta da união estável em casamento civil para os participantes.

Not-CasamentoComunitario-MonteCarmelo1.jpg
A juíza coordenadora do Cejusc, Ana Beatriz Cruz de Oliveira, enfatizou que o trabalho conjunto de voluntários e parceiros garantiu que a cerimônia fosse humanizada e especial (Crédito: Divulgação / TJMG)

O evento foi realizado nas dependências do Centro Universitário Mário Palmério (Unifucamp), instituição parceira que acolheu os noivos, familiares e convidados em um ambiente preparado especialmente para a ocasião.

Veja matéria sobre outro casamento comunitário realizado na Comarca de Monte Carmelo.

Confira mais fotos no Flickr oficial do TJMG.  

Esforço coletivo

A juíza coordenadora do Cejusc local, Ana Beatriz Cruz de Oliveira, destacou que a viabilização do projeto só foi possível graças à rede de solidariedade:

"O 6º casamento comunitário só foi possível graças à colaboração de toda a sociedade, que contribuiu com a divulgação do evento, e ao empenho da equipe do Cejusc, que preparou cada detalhe com muito carinho e dedicação."

A magistrada enfatizou que o trabalho conjunto de voluntários e parceiros garantiu que a cerimônia fosse humanizada e especial, transformando a formalidade jurídica em um marco de união para a comunidade.

Not-CasamentoComunitario-MonteCarmelo2.jpg
O evento que celebrou a união e a segurança jurídica de 33 casais da região de Monte Carmelo (Crédito: Divulgação / TJMG)

Papel Social do Cejusc

Os Cejuscs, unidades vinculadas à 3ª Vice-Presidência do TJMG, desempenham um papel fundamental que vai além da resolução de conflitos por meio de conciliação e mediação.

Eles atuam como braços de cidadania do Poder Judiciário, oferecendo informações públicas e facilitando o acesso a direitos fundamentais, como o casamento civil.

Em Monte Carmelo, o Cejusc foi instalado em julho de 2015 e, desde então, tem sido um ponto de referência para o cidadão no Fórum Tito Fulgêncio.

Serviço

Para os cidadãos interessados em serviços de cidadania ou resolução consensual de conflitos na Comarca:

Local: Fórum Tito Fulgêncio – Avenida Brasil Oeste, 1705, Jardim Zeny
Horário: Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Contatos: E-mail
cejusc.moo@tjmg.jus

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial