Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarca de Juiz de Fora prepara Mutirão Rua de Direitos

Evento será realizado no dia 12/5 e atenderá população em situação de rua e em vulnerabilidade social


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not Mutirao Rua de Direitos em Juiz de Fora.jpeg
A direção do Foro da Comarca de Juiz de Fora, parceiros, integrantes do NV/TJMG e a Assessoria de Comunicação do Fórum de BH se reuniram para discutir a edição inédita do Mutirão Rua de Direitos em Juiz de Fora (Crédito: Warley Bueno)

A Comarca de Juiz de Fora receberá, no dia 12/5, a primeira edição do Mutirão Rua de Direitos. O projeto é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e visa oferecer serviços diversos para a população em situação de rua e em vulnerabilidade social. No dia 28/3, foi realizada uma reunião sobre o evento com a direção do Foro da Comarca de Juiz de Fora, parceiros e integrantes do Núcleo de Voluntariado (NV) do TJMG e da Assessoria de Comunicação do Fórum da Comarca de Belo Horizonte.

De acordo com a presidente do NV/TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, a realização do Rua de Direitos em outra comarca, além de Belo Horizonte, demonstra o êxito do Projeto. "Nosso objetivo é difundir a cultura do voluntariado em todo o Estado de Minas Gerasi e cumprir com as diretrizes da Resolução nº 425/2021, do CNJ, que dispõe sobre a política nacional de acesso à Justiça de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades", disse.

Not Mutirao Rua de Direitos em Juiz de Fora 2.jpeg
A equipe da Comarca de BH participou de forma on-line da reunião realizada no dia 28/3 (Crédito: Warley Bueno)

Segundo o juiz diretor do Foro da Comarca de Juiz de Fora, Paulo Tristão Machado Júnior, a meta é seguir realizando outras edições do Rua de Direitos. "Estamos com uma ótima expectativa para a realização do evento. O nosso objetivo é atender mais de 600 pessoas em situação de rua e vulneráveis. Tivemos uma recepção muito boa dos parceiros, que disponibilizarão diversos serviços e orientações para a população. Tenho certeza de que será uma ação exitosa", afirmou.

O magistrado destacou que, entre os serviços a serem ofertados, destaque para vacinação, roda de conversas, emissão de documentos, atendimentos de saúde e orientações sobre serviços de primeiros socorros.

O mutirão já conta com os seguintes parceiros: Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); Prefeitura de Juiz de Fora; Câmara Municipal de Juiz de Fora; Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); Defensoria Pública da União (DPU); Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG); Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); Exército; Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); Instituto Nacional de Serviço Social (INSS); Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil); Subseção Juiz de Fora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG); e Universidade Salgado de Oliveira (Universo); entre outros.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial