O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizou, nesta sexta-feira (7/11), o Encontro do Núcleo Regional da Ejef de Janaúba, no Norte do Estado. Esse foi o 27º e último evento do tipo realizado em 2025.
O encontro ocorreu no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum Bias Fortes, na Comarca de Janaúba, e tratou de dois temas: “Litigância Predatória e Precedentes” e “Inteligência Artificial (IA) – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário”.
Durante o evento, voltado a magistrados, assessores, gestores de comarcas e servidores, foi exibido para o público um vídeo sobre a Escola Judicial, intitulado “A Origem de uma Escola Pioneira”.
O objetivo do encontro foi proporcionar aos participantes o reconhecimento dos desafios da litigância predatória, a aplicação dos precedentes e as implicações da IA no contexto do Poder Judiciário.
Mesa de honra
A mesa de honra do evento foi composta pela juíza titular da Comarca de Cataguases, Luciana de Oliveira Torres, representando o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna; pela diretora do Foro da Comarca de Janaúba, Gicélia Milene Santos; pelo juiz coordenador do Núcleo Regional da Ejef de Janaúba, Ériton José Santana Magalhães; e pelo juiz coordenador do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG) e do Núcleo de Justiça 4.0 – Cível da 1ª Instância, Ronaldo Souza Borges.
O evento também contou com a presença do diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) da Ejef, Thiago Doro.
Coube ao juiz Ronaldo Borges discorrer sobre o tema “Litigância Predatória e Precedentes”, enquanto o tema “Inteligência Artificial – Os Desafios e Aplicações no Poder Judiciário” foi abordado pela magistrada Luciana de Oliveira Torres.
A a juíza diretora do Foro da Comarca de Janaúba, Gicélia Milene Santos, falou sobre a importância do encontro:
“Foi uma grande alegria receber novamente os profissionais da Ejef na Comarca de Janaúba, que nos passaram importantes informações sobre dois temas de grande relevância para o Poder Judiciário. São encontros como esse que enriquecem as comarcas do interior mineiro.”
O juiz coordenador do Núcleo Regional da Ejef, Ériton José Santana Magalhães, também falou sobre a importância do encontro, não apenas para a Comarca de Janaúba, mas para as demais comarcas do interior que foram contempladas com eventos como esse:
“Foram discutidos aqui temas atuais e importantes para a Comarca de Janaúba. Ressalto que o tema Inteligência Artificial interessa a todos, podendo ser muito útil para juízes e servidores em geral. Sabendo utilizar, a IA tem muito a agregar”.
As Comarcas de Espinosa, Jaíba, Manga, Montalvânia, Monte Azul, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras integram o Núcleo Regional da Ejef de Janaúba.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial