Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarca de Ibirité recebe Círculo de Construção de Paz

Atividade foi promovida pela Ceajur para a equipe da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Central de Apoio à Justiça Restaurativa (Ceajur) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, no dia 28/10, na Comarca de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um Círculo de Construção de Paz com servidores, estagiários e terceirizados da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais.

A iniciativa foi solicitada pelo juiz titular da Vara, Estevão José Damazo.

Not Ceajur Circulo de Construcao de Paz - Ibirite.jpg
As facilitadoras da Ceajur realizaram Círculo de Construção de Paz com equipe da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Ibirité (Crédito: TJMG / Divulgação)

Com o tema “Tecendo Vínculos, Cultivando Valores”, o Círculo foi conduzido pelas seguintes facilitadoras da Ceajur: a coordenadora do Comitê de Justiça Restaurativa (Comjur) do TJMG, desembargadora Mariângela Meyer Pires Faleiro, e Joanice Estael Pereira Lima.

O objetivo foi fortalecer os laços entre os integrantes da equipe da Vara, promovendo um espaço de escuta, diálogo, empatia e cooperação.

Segundo a Ceajur, a metodologia dos Círculos de Construção de Paz proporcionou reflexões sobre o valor de cada pessoa no ambiente de trabalho e sobre a importância de cultivar relações baseadas no respeito, na confiança e na corresponsabilidade.

Os participantes destacaram o quanto a vivência contribuiu para o fortalecimento dos vínculos e para o cuidado com o bem-estar coletivo, reforçando a relevância de práticas restaurativas também no contexto institucional.

Círculos com equipes

A 3ª Vice-Presidência do TJMG tem desenvolvido ações voltadas ao fortalecimento dos laços entre trabalhadores da instituição. Entre essas iniciativas, destaca-se o projeto conduzido pelo Serviço de Apoio (Seanup) ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) intitulado “Processos Circulares para Trabalhadores do TJMG”.

Ele é realizado quinzenalmente e aberto à participação de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários.

Os encontros são conduzidos por facilitadores capacitados, que utilizam a metodologia dos Círculos de Construção de Paz, integrante das práticas de Justiça Restaurativa (JR), com o propósito de incentivar a escuta ativa e o diálogo.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial