Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarca de Grão Mogol inaugura sala de atendimento especial

Espaço foi concebido para acolhimento de vítimas de violência doméstica


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-2---Inauguracao-Sala-de-Acolhimento-em-Grao-Mogol.jpg
A nova sala especial de Acolhimento para Vítimas de Violência Doméstica em Grão Mogol foi inaugurada nesta quarta-feira (7/5) (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Fórum Doutor Manoel Cristiano Rêlo, na Comarca de Grão Mogol, inaugurou nesta quarta-feira (7/5) uma sala especial de Acolhimento para Vítimas de Violência Doméstica. O espaço é voltado ao atendimento e realização de depoimentos especiais.

O novo ambiente foi criado para garantir maior proteção e conforto às vítimas. Ele foi concebido para que elas não precisem mais permanecer em contato direto com os agressores enquanto aguardam a realização das audiências.

“A iniciativa representa mais um passo no compromisso desta Comarca e do Poder Judiciário com a proteção integral de vítimas de violência, reafirmando o papel institucional de garantir não apenas a prestação jurisdicional, mas também a humanização do atendimento a todos que buscam o amparo da Justiça", disse a diretora do foro, juíza Lívia Maria Franco da Silveira.

Not-3---Inauguracao-Sala-de-Acolhimento-em-Grao-Mogol.jpg
Equipe do Fórum Doutor Manoel Cristiano Rêlo se reuniu para a inaugurar o novo espaço de atendimento especializado (Crédito: Divulgação/TJMG)

Depoimento especial

Além da função de acolhimento, a sala foi também concebida com estrutura adaptável para a realização de depoimento especial. O ambiente está preparado para assegurar que crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência, possam ser ouvidos de modo protegido e adequado, conforme os parâmetros previstos no Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF).

“Agora, as vítimas contam com um ambiente reservado, acolhedor e humanizado. O local é especialmente decorado e dispõe de recursos destinados a proporcionar conforto, incluindo brinquedos e opções de entretenimento para crianças e adolescentes que, não raramente, acompanham as vítimas. Importante destacar que a realização deste projeto só foi possível graças ao empenho e à dedicação de toda a equipe do Fórum de Grão-Mogol, que, de forma conjunta e solidária, colaborou com doações e apoio para tornar realidade a instalação da sala”, complementou a juíza.

Além de Grão Mogol, integram a comarca os municípios de Botumirim, Cristália e Josenópolis, além dos distritos de Adão Colares, Santa Cruz de Botumirim e Barrocão.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial