A cidade de Carangola, na Zona da Mata mineira, sediou, pela terceira vez, uma cerimônia de casamento comunitário promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca. O evento, que contou com a participação de 14 casais, foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Faculdade Doctum.
A programação foi dividida em duas etapas. No dia 4/6, ocorreram as audiências no Cejusc, com o juiz coordenador, Nilton José Gomes Júnior, que homologou a conversão das uniões estáveis em casamentos civis. Já no dia 28/6, os noivos participaram da cerimônia.
"Hoje, celebramos não apenas uniões civis. Celebramos histórias, trajetórias, sonhos compartilhados, lutas vencidas em conjunto, e o compromisso assumido de forma pública, solene e com o respaldo da Justiça", destacou o juiz Nilton Júnior durante o casamento comunitário, que também contou com a presença de amigos, familiares, autoridades e do pastor Aladir, responsável pela bênção aos casais.
O magistrado enfatizou que o evento simbolizou o acesso à cidadania e à Justiça de casais que, há anos, conviviam em união estável.
"O casamento civil é, antes de tudo, um ato de afirmação. Afirmação do cuidado mútuo, da solidariedade cotidiana e do desejo de construir uma vida em parceria. Nessa cerimônia, o Poder Judiciário se colocou a serviço da vida, do afeto e da cidadania", disse.
O casamento comunitário em Carangola contou, ainda, com o apoio do Tribunal de Contas de Minas Gerais. A celebração incluiu coquetel e jantar especial.
"Como coordenador do Cejusc, orgulha-me ver que o Judiciário está presente não apenas nas salas de audiência, mas também nos espaços da convivência e da cidadania. Esse casamento comunitário foi um exemplo vivo de que é possível construir uma Justiça mais próxima, mais humana, mais eficaz e mais sensível às reais necessidades da sociedade", comentou o juiz Nilton Júnior.
Também participaram da cerimônia o prefeito de Carangola, Silas Vieira; a secretária de Assistência Social, Camila Silveira de Andrade; e o coordenador do curso de Direito da Faculdade Doctum, Alan Bernardo Lemos Costa.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*
Veja outras imagens do evento: