Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Coinj promove distribuição de chocolates na Páscoa

Ação, realizada pela primeira vez, integra programa Expresso da Infância


- Atualizado em Número de Visualizações:

Em preparação para a Páscoa, uma das datas mais tradicionais do calendário cristão, a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) surpreendeu 400 crianças e adolescentes de mais de 40 instituições de acolhimento em Belo Horizonte com a entrega de chocolates nesta segunda-feira (14/4). A ação faz parte do programa "Expresso da Infância", e foi possível graças a uma parceria com os Supermercados BH.

A mobilização possibilitou que os estabelecimentos da rede doassem 300 caixas de bombons. Pequenas embalagens com guloseimas foram confeccionadas para meninos e meninas das instituições em uma data de celebração que representa a vitória sobre as dificuldades.

De acordo com a superintendente da Coinj, desembargadora Alice de Souza Birchal, trata-se de um gesto muito simples, mas de grande significado, porque envolve não só a oportunidade de receber doces e presentes, mas uma experiência “da partilha e do dom, de sentir-se alvo da atenção do outro e de vivenciar algo inesperado e agradável, diferente da rotina de todos os dias”.

A forma e o momento da distribuição dos kits – durante a semana ou no Domingo de Páscoa – ficou a critério de cada instituição de acolhimento, pois há a programação de atividades diversas, além de haver a chance de existirem padrinhos que ofereçam às crianças e aos adolescentes a oportunidade de passar a data em família.

“A entrega das lembrancinhas vai proporcionar um momento de alegria, fraternidade e festa para essas crianças e adolescentes. Mas a iniciativa também foi benéfica e gratificante para cada um que se envolveu neste projeto, pois ele expressou de forma concreta nosso afeto e nossa solidariedade para com esses meninos e meninas num período muito significativo do ano”, afirmou a desembargadora Alice Birchal.

Criado em dezembro de 2011 com o nome "Expresso Coinj", o "Expresso da Infância" disponibiliza gratuitamente diversões a crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que vivem em unidades de acolhimento institucional. Eles já foram a espetáculos teatrais, concertos, excursões a cidades históricas, e visitaram museus, emissora de rádio, circuitos educativos, estádios, parques e clubes.

Além de prover informação, cultura e lazer, o programa introduz cidadãos em formação em meios diversos, colocando-os em contato com diferentes instituições e carreiras, ajudando-os a desenvolver resiliência para enfrentar as adversidades e o desejo de emancipação para buscar um futuro para além da situação de acolhimento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial