Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Coinj faz concerto didático para recuperandas da Apac

Apresentação online alternou vídeos, execução de trechos musicais e explicações


- Atualizado em Número de Visualizações:

As recuperandas da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Belo Horizonte assistiram, nessa segunda feira (29/03) a um concerto didático da Orquestra Jovem da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Na apresentação, que reuniu músicos e equipe do TJMG numa plataforma online, recuperandas ouviram informações sobre a história e o funcionamento dos instrumentos, aprenderam sobre a organização de uma orquestra e assistiram vídeos gravados pelo coral e pela orquestra do TJMG.

not---orquestra.jpg
A abertura do concerto didático foi feita pelo superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pinto (Foto: Riva Moreira/TJMG )

A apresentação e o bate-papo online foram conduzidos pela maestrina e coordenadora pedagógica do coral e da orquestra do TJMG, Luciene Villani.

O concerto foi assistido pelas recuperandas que participam do projeto “Caminhos e Contos: a ressocialização pela palavra”, desenvolvido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) em parceria com o programa Novos Rumos e a contadora de histórias, pesquisadora e servidora aposentada do TJMG, Rosana Mont´Alverne. O projeto pretende formar contadoras de histórias, contribuindo para a ressocialização das recuperandas a partir do seu contato com as histórias tradicionais da literatura oral e escrita.

Caminhos e Contos

“Estamos entusiasmados com o projeto Caminhos e Contos. É a realização de um sonho. E o nosso desejo é multiplicar essa iniciativa”, afirmou o 2° vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pinto. Ele deu as boas-vindas à plateia, aos músicos e aos demais participantes, e agradeceu à Coinj pela possibilidade de levar a música às recuperandas da Apac.

A Coinj, área do TJMG que coordena e desenvolve o projeto com a Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil, tem como superintendente a desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz.

Durante a apresentação a maestrina Luciene Vilanni disse, durante o período de pandemia,  as aulas e os ensaios não estão ocorrendo presencialmente. O projeto do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem ensina música a crianças e adolescentes, principalmente para os que vivem em instituições de acolhimento e em situação de vulnerabilidade social. Durante esse período de distanciamento social, cerca de 200 jovens participam do projeto de forma online.

Durante o bate-papo, Luciene Villani falou às recuperandas sobre o trabalho conjunto dos integrantes de uma orquestra, ressaltando que não há um músico que seja mais importante do que os outros. A maestrina convidou alguns alunos para participar das exposições, tocando trechos de músicas e apresentando seus instrumentos.

not-2-----orquestra.jpg
Alguns vídeos gravados pela orquestra durante o período de distanciamento social foram apresentados no concerto (Foto: Riva Moreira/TJMG )

Houve execução de trechos de músicas e com vídeos, como os de Amor I Love You, Asa Branca, o chorinho André de Sapato Novo, O Cravo Brigou com a Rosa, na clarineta, e Autumn Leaves, no sax.

A plateia assistiu também a apresentação do Coral Infantojuvenil. O vídeo Seio de Minas, gravação que reúne a orquestra e o coral juntos, também integrou o espetáculo da Cantata de Natal e foi apresentado durante o concerto didático. “Executamos Seio de Minas de forma inovadora, porque uma parte foi gravada por vários músicos, cada um em suas casas, e outra parte foi gravada presencialmente pela Orquestra Jovem no Palácio das Artes”, contou Luciene Villani.

Poder da música

A maestrina falou às recuperandas sobre a importância de que cada cidadão do mundo procure torná-lo um lugar melhor. “Podemos dar a volta por cima e criar novos caminhos. A música tem um grande poder de transformação. Quando somos tocados pela música, alguma coisa muda dentro da gente”, afirmou.

A plateia percebeu esse poder da música. Uma das recuperandas foi até o microfone para dizer, em nome das demais, o quanto ficaram impressionadas com o espetáculo. “O trabalho de vocês é muito lindo. Estamos emocionadas”, resumiu.

not-3--orquestra.jpg
As recuperandas ficaram emocionadas com a apresentação e elogiaram o trabalho da Coinj (Foto: Riva Moreira/TJMG )

A integrante da equipe que desenvolve o projeto “Caminhos e Contos: a ressocialização pela palavra”, Valéria Vianna, agradeceu a disponibilidade da Coinj em se apresentar para as recuperandas da Apac e disse que apresentação encanta, alegra e emociona.

Também assistiram ao concerto online, além das recuperandas da Apac, a contadora de história Rosana Mont´Alverne, e as equipes da Ejef e da Coinj.

 Assista à Cantata de Natal no canal do TJMG no YouTube e conheça mais sobre o trabalho da Coinj no Portal TJMG

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial