
“Viver isso aqui é muito bom, ainda mais com saúde e junto de minhas amigas. Eu sou uma pessoa muito feliz.”
Esse foi o relato de Alda Lima, de 95 anos, que participou, pela 1ª vez, da sessão especial da Semana da Pessoa Idosa do projeto “Cineclube TJ”, nesta quinta-feira (2/10), no Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.
A plateia, formada por moradoras do Asilo Lar da Vovó, da região da Pampulha, em Belo Horizonte, exibiu o filme “As Pontes de Madison” (1995).
Encantada com a estrutura do "Cineclube TJ", Alda Lima falou sobre a diferença em relação às sessões de cinema de sua juventude:
“Eu achei esse cinema muito moderno, pois eu estava acostumada com os cinemas antigos, da minha época. Ver coisas diferentes é muito bom. Eu adorei.”

Valorização
A atividade faz parte das ações promovidas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em razão do Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, comemorado na quarta-feira (1º/10).
A data tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e cuidar da população idosa, além de valorizar o papel da pessoa idosa na sociedade e defender seus direitos fundamentais, como a autonomia e a garantia plena de sua cidadania.
A valorização promovida pelo "Cineclube TJ" foi destacada por outra moradora do asilo, Ediléia Assunção, de 74 anos. Para ela, ir ao cinema “alegrou seu dia”.
“Acho que essa data é uma boa coisa para nós, idosos, pois, assim, as pessoas dão mais valor. Acho muito bom ter uma data para a gente.”

Sair da rotina
Entre os objetivos do Estatuto da Pessoa Idosa estão assegurados os direitos fundamentais como vida, saúde, educação, cultura, lazer, trabalho, cidadania, liberdade e convivência familiar e comunitária.
A técnica em enfermagem Luciene Ribeiro, que toma conta das residentes do asilo, juntamente com a cuidadora Solange Aparecida, disse que foi muito importante a sessão promovida pelo TJMG.
Segundo ela, assim, as moradoras do asilo "saem um pouco da rotina" e aproveitam um momento de lazer e cultura:
“É muito importante esse evento para elas, pois além de participarem de uma atividade cultural, ajuda até na autoestima. Elas podem ver que ainda conseguem se locomover e conhecer outros lugares.”

Sobre o filme
“As Pontes de Madison” se baseia no livro de Robert James Waller. Ele é produzido e dirigido por Clint Eastwood, que protagoniza o filme ao lado da atriz Meryl Streep.
A história mostra Robert Kincaid (Clint Eastwood), fotógrafo profissional, contratado para tirar fotos das belas pontes do condado de Madison, no estado americano de Iowa. Perdido, ele pede informações na fazenda dos Johnsons.
Francesca Johnson (Meryl Streep), indicada ao Oscar em 1996 por esse papel, é uma italiana dona de casa, casada há 15 anos e com dois filhos adolescentes.
Eles vivem um breve e intenso romance entre duas almas gêmeas que “se conheceram tarde demais”. O filme retrata a descoberta do amor durante o envelhecimento.
"Cineclube TJ"
O projeto “Cineclube TJ” foi criado em 2003, pelo desembargador Sérgio Augusto Fortes Braga, visando incentivar magistrados, servidores e colaboradores a refletir sobre obras cinematográficas.
Em 2017, passaram a ser exibidos filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual, em sessões especiais, acompanhadas de debates. Para as sessões com essa funcionalidade, são cedidos filmes do setor de Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.
O projeto também recebe sessões do “Expresso da Infância”, que visa garantir o acesso de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente a espaços culturais, esportivos e recreativos, promovendo a inclusão social, o fortalecimento de vínculos comunitários e a ampliação de repertórios artísticos e educacionais.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial