Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ciclo de palestras abre III Encontro Interinstitucional do eproc no TJMG

Evento reúne representantes de tribunais do País que usam o sistema eletrônico


- Atualizado em Número de Visualizações:
Presidente.jpg
Segundo o presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, é preciso que a implantação do eproc seja feita de forma acertada e cautelosa (Crédito: Pollyanna Bicalho)

"Ao implementar o eproc, tomamos uma medida que, embora seja arrojada, se demonstrou também acertada e cautelosa. Estamos buscando preservar e preparar os nossos tribunais para o futuro do Poder Judiciário com um sistema sustentável e amigável".

Foi com essa afirmação que o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, encerrou o ciclo de palestras que precedeu a abertura do III Encontro Interinstitucional do eproc, no Edifício-Sede da Corte mineira. O evento, realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), começou nesta segunda-feira (5/5) e segue até a próxima quarta-feira (7/5).

Mesa.jpg
Representantes de tribunais de todo o País que usam o eproc estão participando do Encontro (Crédito: Pollyanna Bicalho)

O ciclo de palestras se iniciou com a apresentação "Sistema eproc: tecnologia confiável, com DNA da advocacia", proferida pelo conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (OAB-RS) Filipe Pereira Mallmann. Ele analisou a relevância da advocacia na implementação e expansão do sistema eproc.

"A advocacia é o maior público do eproc. Por isso, é importante sua participação para identificar e sugerir melhorias, além de superar desafios, porque todo sistema de processo eletrônico traz grandes desafios. A advocacia é uma parceira nesse processo, representando a cidadania e o jurisdicionado", disse o advogado.

Na sequência, foi realizado o lançamento da campanha "Mineiro não perde o trem! Ajude a acelerar o seu processo no eproc!", pelo gestor judiciário do Grupo Executivo de Auxílio para a Implantação e a Gestão Integrada do Sistema eproc (Gex-eproc) do TJMG, Marcos Henrique de Oliveira. Ele falou também sobre os desafios gerados pel expansão do sistema na Corte mineira.

Marcos Henrique de Oliveira.jpg
O gestor judiciário do Gex-eproc do TJMG, Marcos Henrique de Oliveira, lançou a campanha "Mineiro não perde o trem! Ajude a acelerar o seu processo no eproc" (Crédito: Pollyanna Bicalho)

"O maior desafio para a implantação de um novo sistema é a fase de transição, porque existem sentimentos que são comuns durante essa fase e que a tornam ainda mais desafiadora. Sentimentos como medo do que não se conhece, de saudade daquilo que você conhece e de alguma frustração durante o processo de aprendizado. Desse modo, cabe ao TJMG empregar os melhores esforços em infraestrutura, treinamento e suporte, para que a transição seja responsável, segura e tranquila", analisou.

Veja, abaixo, o vídeo de lançamento da campanha "Mineiro não perde o trem! Ajude a acelerar o seu processo no eproc", exibido durante o evento:

A diretora de Inovação e Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Gláucia Campolina, que apresentou o tema "Visão colaborativa 'com' e 'entre' os externos; O caminho da interoperabilidade; Apresentação do cronograma de implantação do TJMG". Ela destacou o otimismo da OAB-MG em relação ao novo sistema.

"A nossa expectativa é de um ganho de celeridade e maior automação na usabilidade do sistema em relação ao que o PJE entrega, hoje. Nesse sentido, a gente enxerga a implantação do eproc com positividade e boas perspectivas. A OAB se coloca à disposição para atuar e contribuir com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais no trabalho interdisciplinar, para ajudar a trazer todas as melhorias necessárias", destacou.

Público.jpg
O III Encontro Interinstitucional do eproc segue até a próxima quarta-feira (7/5) (Crédito: Pollyanna Bicalho)

Ao final do ciclo de palestras, a coordenadora de Implantação e Capacitação do Gex-eproc, Luciana Saraiva, apresentou o cronograma de expansão do sistema eproc em Minas Gerais.

Assista a íntegra do ciclo de palestras da abertura do III Encontro Interinstitucional do eproc no canal oficial da Ejef no YouTube.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra do evento o presidente Corrêa Junior; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o superindente de Tecnologia da Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça; o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) Ricardo Torres Hermann, representando o presidente da Corte gaúcha, desembargador Alberto Delgado Neto; a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) Louise Kristina Lopes de Oliveira Santana, representando o presidente da Corte acreana, desembargador Laudivon Nogueira; e o juiz do TRF4 Eduardo Tonetto Picarelli.

Veja fotos do III Encontro Interinstitucional do eproc.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial