O Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA-BH) realizou, na quinta-feira e nesta sexta-feira (12 e 13/12), a 2ª Mostra de Cultura e Arte da Semiliberdade, com a exposição de produtos artesanais confeccionados por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O evento, promovido pela Vara Infracional da Comarca de Belo Horizonte, conta com parceiros da rede de atenção das medidas socioeducativas, como o Polo de evolução de Medidas Socioeducativas (Pemse) e o sistema socioeducativo. 0
A mesa de abertura da Mostra, na quinta-feira (12/12), foi formada pela juíza Júnia Benevides de Souza Bueno, representando a juíza titular da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte e integrante da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Coinj/TJMG), Riza Aparecida Nery; o presidente do Pemse, Fernando Rinco; o promotor de justiça da 23ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude Infracional, Luccas Rola; e os defensores públicos Ana Carolina Canela e Udayam Rajab Bassul, da Defensoria Especializada dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes - Ato Infracional.
Em discurso, lido pela juíza Júnia Benevides de Souza Bueno, a juíza Riza Aparecida Nery ressaltou que a Mostra de Arte e Cultura enaltece o talento, a criatividade e o compromisso dos adolescentes das unidades de semiliberdade não apenas da capital. “Nesta edição, temos o prazer de contar com a participação das unidades do interior, as Casas de Semiliberdade de Ipatinga e Juiz de Fora, ampliando ainda mais a troca de experiências e o fortalecimento da nossa rede de apoio”, afirmou.
A magistrada afirmou ainda que o evento serve como uma vitrine para os resultados do trabalho manual realizado pelos adolescentes. “Cada peça exposta não é apenas um produto final, mas um reflexo de habilidades artísticas e técnicas aprimoradas ao longo de atividades que integram o processo de ressocialização. As criações dos adolescentes contam histórias de superação, aprendizado e a constante construção de um futuro melhor, evidenciando o quanto eles têm se dedicado para transformar suas vidas e alcançar novos objetivos”, frisou.
Inaugurado em 2008, o CIA-BH abriga, em um único prédio, no bairro Funcionários, na capital, a Vara Infracional da Infância e Juventude da Comarca de Belo Horizonte, a Promotoria da Infância e Juventude, a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) e as Polícias Militar e Civil.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial