Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cejusc de Ibirité oferece serviços jurídicos em rua de lazer

Evento foi promovido pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Ibirité


- Atualizado em Número de Visualizações:
not cejusc ibirite1.jpg
Cejusc realizou cerca de 20 atendimentos em Ibirité (Crédito: TJMG / Divulgação)

A realização de uma rua de lazer levou diversão e cidadania a moradores do bairro Vila Ideal, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Ação Cívico Social da Família, promovida pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Ibirité, contou com a participação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Ibirité, coordenado pela 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A iniciativa, organizada no dia 15/11 pela 2ª Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), contou com parceria do TJMG, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Prefeitura Municipal de Ibirité, entre outros. 

Acolhida

A população teve acesso a consultas jurídicas diversas: o projeto "Cejusc Itinerante" foi responsável por cerca de 20 atendimentos.

O juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Ibirité, Estevão José Damazo, destacou que o evento foi um momento para fortalecer a cultura de paz e a resolução de conflitos: 

"Em nome da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, agradeço à 3ª Vice-Presidência e à Coordenação do Cejusc pelo pronto apoio prestado às demandas, na certeza de que a comunidade local, em especial da Vila Ideal, foi cuidadosamente acolhida. A Ação Cívico Social da Família foi engrandecida pela colaboração, que levou o Judiciário mais próximo da população."

not cejusc ibirite2.jpg
O juiz Estevão José Damazo esteve com a equipe do Cejusc, a assistente de apoio ao gestor Taís Nayara Gonçalves de Andrade e a assistente administrativa Thâmara Caroline das Mercês Xavier (Crédito: TJMG / Divulgação)

Na rua de lazer, a população também teve acesso a espaço kids, aula de defesa pessoal, atendimento oftalmológico, aferição de pressão arterial, orientações sobre o Novembro Azul, sessões de massagem, alongamento e quiropraxia.

not cejusc ibirite3.jpg
Evento reuniu órgãos da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Ibirité (Crédito: TJMG / Divulgação)

Sobre o Cejusc 

Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

O Cejusc da Comarca de Ibirité foi criado pela Portaria Conjunta n.º 841/PR/2019. Ele funciona no Fórum Doutor Arthur Campos (Rua Otacílio Negrão de Lima, n.º 8, Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3533-1555 ou pelo e-mail cejusc.iib@tjmg.jus.br.

not cejusc ibirite4.jpg
Equipe do Cejusc de Ibirité e policiais da 2ª Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica da PMMG (Crédito: TJMG / Divulgação)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial