Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cejusc da Comarca de Itabirito realiza casamento comunitário

Cerimônia fez a conversão da união estável de 88 casais


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Itabirito, na região Central do Estado, realizou, em 11/05, uma cerimônia de casamento comunitário para conversão da união estável de 88 casais do município.

Not--Casamento--Comunitario--Itabirito-1.jpg
Casamento comunitário na Comarca de Itabirito ( Crédito : Cejusc de Itabirito / Divulgação )

O evento, realizado no Centro Administrativo João de Oliveira Santos, foi resultado de uma parceria entre o Cejusc, o Cartório de Registro Civil e a Prefeitura de Itabirito.

A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo desembargador aposentado do TJMG José Antônio Braga, padrinho simbólico dos noivos; pelo juiz coordenador do Cejusc, Antônio Francisco Gonçalves; pela oficiala do Cartório de Registro Civil da Comarca, Maria de Lourdes Alves Santa Bárbara; pelo juiz de Paz que conduziu o evento, Carlos Magno da Silva; pelo prefeito de Itabirito, Orlando Amorim Caldeira; pelo vice-prefeito, Élio da Mara; pela procuradora consultiva do Município, Celina Rodrigues da Cunha Oliveira; pelo presidente da Câmara Municipal, Anderson Martins da Conceição; e pelo pastor João da Silva, que abençoou a cerimônia.

Sobre o evento, o coordenador do Cejusc da Comarca de Itabirito, juiz Antônio Francisco Gonçalves, ressaltou que foi o terceiro casamento comunitário realizado na Comarca de Itabirito em parceria com o Município. "Foram realizados 88 casamentos. O evento, importantíssimo para a comunidade local, visa atender ao sonho de muitos casais que desejam se casar, porém não o podem fazê-lo em detrimento de suas condições financeiras", disse.

Not--Casamento--Comunitario--Itabirito-2.jpg
Coordenador do Cejusc da Comarca de Itabirito, juiz Antônio Francisco Gonçalves (Crédito: O Liberal)

Cejusc

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos. 

Os serviços dos Cejuscs, como os casamentos comunitários e a facilitação de acesso aos serviços documentais, estão previstos na Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Cejusc da Comarca de Itabirito foi instalado no dia 23 de maio de 2017, por meio da publicação da Portaria nº 630/2017, e está localizado na Rua João Pessoa, 251, no Centro de Itabirito. Seus canais de atendimento são o telefone (31) 3561-2877 e o e-mail “cejusc.iro@tjmg.jus.br”.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial