Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cejusc chega a Amparo da Serra e Santa Cruz do Escalvado

Iniciativa da Comarca de Ponte Nova visa aproximar a Justiça dos cidadãos


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Comarca de Ponte Nova, na região Mata, inaugurou em 13 de junho mais dois postos de apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Agora, a população dos Municípios de Amparo da Serra e Santa Cruz do Escalvado conta com locais apropriados para resolver seus conflitos em sessões de conciliação e mediação e receber orientações.

 


A iniciativa é fruto de convênio com as prefeituras. O atendimento será realizado todos os dias e, uma vez por semana, a equipe de conciliadores do Cejusc de Ponte Nova irá até os municípios para realizar as audiências. O trabalho conta também com a colaboração de voluntários, estudantes de direito das faculdades locais.

 


Nas duas solenidades de inauguração, a juíza Dayse Mara Silveira Baltazar, coordenadora do Cejusc da Comarca de Ponte Nova, apresentou o trabalho realizado pelos centros judiciários. Segundo a magistrada, o foco dos postos de apoio será o setor pré-processual, para estimular a solução dos conflitos por meio do acordo entre as pessoas envolvidas, antes que as controvérsias se transformem em processos judiciais.

 


Para a juíza, os postos de apoio nos municípios que integram a comarca facilitam o atendimento à população e a solução de seus problemas, sem precisar que as pessoas se desloquem até a sede da comarca. Ela destaca também a importância de resolver os conflitos por meio do diálogo e do acordo, sem instauração de processo e com economia de tempo e dinheiro para ambas as partes.

 


Antes dessas duas cidades, o Município de Rio Doce já havia ganhado um posto de atendimento do Cejusc, inaugurado em 19 de maio. De acordo com a magistrada, a iniciativa será estendida ainda a outros municípios que integram a comarca.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG 
(31) 3306-3920 
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial