O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Belo Horizonte divulgou o calendário de realização das oficinas de pais e filhos. De abril a dezembro serão realizadas oito edições da oficina, voltada para casais que se separaram e têm de administrar a convivência entre eles e os filhos. O serviço é gratuito. Em abril o curso será oferecido nos dias 25 e 26. Acesse aqui o calendário para ver as demais datas.
Os juízes das varas de família recomendam a oficina aos ex-companheiros quando observam a existência de conflito durante o processo de separação. Mas é possível participar da oficina, mesmo que não haja processo judicial em andamento. Em cada edição podem participar até 20 núcleos familiares. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3253-2164.
Os encontros são separados. No primeiro dia participa um dos pais; no segundo, o outro e a criança ou adolescente. A sugestão é que no segundo dia venha quem tem a guarda da criança (filhos e pais também participam separados no segundo dia).
Os ex-companheiros recebem orientações sobre o divórcio e a separação, suas consequências na família e como passar por esse delicado momento sem prejudicar as relações entre pais e filhos e sem envolver os filhos no conflito. No módulo oferecido a crianças e adolescentes, o tema é tratado com linguagem acessível e com dinâmicas em grupo.
A oficina é conduzida por instrutores capacitados em mediação de conflitos que receberam treinamento ministrado por especialistas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto faz parte da política de pacificação de conflitos do CNJ.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123