Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Casa da Semiliberdade, para adolescentes em conflito com a lei, é inaugurada em Contagem

A superintendente da Coinj, Alice Birchal, participou do evento


- Atualizado em Número de Visualizações:

A superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Alice de Souza Birchal, participou, nessa terça-feira (20/2), da inauguração, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Casa de Semiliberdade de Contagem, para acautelamento de jovens em conflito com a lei. 

Not-inauguacao-CasaSemiliberdade1.jpg
Inauguração da Casa da Semiliberdade, em Contagem, foi realizada na terça-feira (20/2)  ( Crédito : Divulgação TJMG )

O espaço, composto por áreas comuns, quartos, banheiros, cozinhas, laboratório de informática e salas de coordenação, tem capacidade para atender até 20 adolescentes. 

A desembargadora Alice Birchal afirmou que a inauguração da Casa de Semiliberdade representa um significativo avanço no cumprimento, por parte do Estado de Minas Gerais, do compromisso com a responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei, proporcionando um ambiente adequado para o seu desenvolvimento e à execução qualificada da medida socioeducativa.

not-desaAliceBirchal-casadesemiliberdade-Contagem.jpg
A desembargadora Alice Birchal afirmou que a Casa da Semiliberdade, fruto de parceria com o Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (Pemse), representa um significativo avanço no cumprimento, por parte do Estado de Minas Gerais, do compromisso com a responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei (Crédito: Divulgação/TJMG)

Na cerimônia de inauguração, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, ressaltou a importância do novo espaço. “É um misto de sentimentos, porque o ideal seria não termos adolescentes infratores e estamos trabalhando para isso. Porém, este é um espaço muito importante e estou feliz por inaugurá-lo”, disse.

A semiliberdade é uma medida socioeducativa executada na modalidade casa-albergue, em que o adolescente é acompanhado e orientado por uma equipe multidisciplinar, vai à escola, faz cursos profissionalizantes e mantém a convivência familiar e comunitária.  Na nova unidade de Contagem, cursos de culinária, artes e esportes também farão parte do conjunto de atividades. 

Atualmente, em Minas Gerais, funcionam 15 Casas de Semiliberdade. A execução da medida de semiliberdade em Minas é feita em parceria com o Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (Pemse), organização social executora e selecionada por processo de seleção pública.

*Com informações da Agência Minas

 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial