Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Brasília: TJMG participa da 9ª edição do ExpoJud

Congresso reuniu representantes do Poder Judiciário de todo País para discutir tecnologia e Direito


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not 1 Expojud.jpg
Magistrados e servidores do TJMG durante a 9ª edição do ExpoJud, em Brasília (DF) (Crédito: Narciso Júnior / TJMG)

O Congresso Internacional de Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça e Órgãos de Controle (Expojud 2025) foi encerrado, nesta quinta-feira (16/10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).

A 9ª edição do ExpoJud, que começou no dia 14/10, reuniu representantes do Sistema de Justiça de todo o País para promover a integração entre inovação, tecnologia e Direito, estimulando o debate sobre como os avanços tecnológicos podem contribuir para a modernização do Poder Judiciário.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, participou do painel que abordou o tema “Perspectivas para 2026 na Visão das Lideranças do Mercado de Tecnologia”. Ele estava acompanhado da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Cristina Irigoyen Peduzzi e do diretor para Digitalização e Inovação da Cisco Brasil, Rodrigo Uchôa.

Judiciário e IA

O presidente Corrêa Junior destacou a importância da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA) como ferramentas essenciais para modernizar e aprimorar o Poder Judiciário.

Mas ele ressaltou que nenhuma tecnologia será capaz de substituir o ser humano:

“Durante a ExpoJud tivemos a oportunidade de discutir, com representantes de grandes empresas de tecnologia e com a ministra do TST Maria Cristina Peduzzi, o momento atual do Poder Judiciário em relação à tecnologia, em especial a Inteligência Artificial e o futuro. A conclusão a que chegamos é que a Inteligência Artificial nunca vai substituir o engenho e o controle humanos. Vai, sim, fortalecer as nossas atividades e fortalecer que no final da cadeia sempre haverá um ser humano.”

Not 2 Expojud.jpg
O presidente Corrêa Junior destacou a importância da tecnologia e da IA como ferramentas essenciais para modernizar e aprimorar o Poder Judiciário (Crédito: Narciso Júnior / TJMG)

Segundo o presidente Corrêa Junior, o evento foi uma oportunidade para que instituições públicas, como os Tribunais de Justiça, conheçam as novas inovações tecnológicas e o que está acontecendo no mercado.

“Nós tivemos a oportunidade de ouvir representantes das grandes empresas de tecnologia, tomar conhecimento do que está acontecendo no mercado e, ao mesmo tempo, apresentar o que os tribunais estão fazendo, em especial o TJMG, e as perspectivas para o futuro. Hoje, nós estamos crescendo com o novo sistema de processo eletrônico, que é o eproc. Sistema que prima pela automação e que também tem em seu bojo a possibilidade de utilizarmos a Inteligência Artificial para que a prestação do serviço jurisdicional seja qualificada e que tenhamos a oportunidade de prestar um serviço célere, de qualidade e com eficiência.”

Inovação e Tecnologia

O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, disse que foi uma satisfação participar da 9ª edição do ExpoJud, evento que, segundo ele, reafirma o compromisso do Poder Judiciário com a inovação e a transformação digital.

“Tive a oportunidade de compartilhar experiências enriquecedoras com soluções tecnológicas que têm promovido mais segurança, eficiência, transparência e proximidade com o cidadão. O ExpoJud é um espaço fundamental de troca e aprendizado, em que reafirmamos que a tecnologia deve sempre servir à humanização da Justiça.”

Not-Expojud-Corregedor-Estevao-Luchesi_-Des.-Leite-Praca_-e-Ministro-Afranio-Vilella.jpg
O superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, ladeado pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi (esq.), e pelo ministro do STJ Afrânio Vilela (Crédito: Narciso Júnior / TJMG)

O superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, também participou do evento e destacou que foi uma oportunidade de aperfeiçoar o atendimento ao jurisdicionado:

“Eu tenho participado do ExpoJud ao longo dos últimos anos e, a cada edição, vem ganhando importância e relevância no Sistema de Justiça brasileiro. Encontramos aqui as experiências mais positivas e há uma troca de trabalhos realizados e um intercâmbio, portanto, há uma colaboração de várias instituições para um Judiciário mais eficiente e mais moderno no Brasil.”

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela, que já atuou como desembargador e 1º vice-presidente do TJMG, palestrou sobre o tema “Judiciário Digital: Inovação e Eficiência na Sociedade Futura”. Ele abordou os avanços tecnológicos no judiciário brasileiro e sua importância para a construção de uma sociedade mais eficiente, acessível e conectada.

Futuro da Justiça

A diretora executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dirtec) do TJMG, Alessandra da Silva Campos, participou dos painéis “Tecnologia, a Nova Protagonista da Transformação na Justiça” e “Atendimento Humanizado com IA”.

Na ocasião, ela apresentou o projeto “Como o TJMG está revolucionando o acesso à Justiça”, juntamente com o customer engineer da Xertica.ai, Elias Lamin, parceiro no projeto.

Not 4 Expojud.jpg
A diretora executiva da Dirtec do TJMG, Alessandra da Silva Campos, ao lado do customer engineer da Xertica.ai, Elias Lamin, durante apresentação no evento (Crédito: Narciso Júnior / TJMG)

O gerente de Infraestrutura Tecnológica de Processamento e Conectividade (Getec) do TJMG, Narciso Felício de Lima Júnior, participou do painel “Colaboração Interinstitucional para Defesa Cibernética”. Ele estava acompanhado da diretora de Segurança da Informação do GSI da Presidência da República, Danielle Jacon Ayres Pinto, do coordenador de Segurança da Informação do STJ, Leandro Ferreira, e do chefe substituto da Divisão da Segurança da Informação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Hyago Santana.

“O ExpoJud é mais do que uma simples feira de tecnologia. Trata-se de uma plataforma dinâmica de aprendizado e um verdadeiro celeiro de ideias, atuando como um termômetro preciso das tendências que irão moldar o futuro da Justiça. Nossa participação neste evento evidencia, de forma inequívoca, a visão do TJMG de que a tecnologia é um pilar essencial e inegociável para a construção de uma Justiça mais ágil, transparente e acessível a toda a sociedade mineira”, disse o gerente Narciso Júnior.

Not 5 Expojud.jpg
O gerente da Getec do TJMG, Narciso Felício de Lima Junior (esq.) participou do painel “Colaboração Interinstitucional para Defesa Cibernética” (Crédito: Narciso Júnior / TJMG)

Sobre o evento

O ExpoJud, promovido pela empresa Judiciário Exponencial (J.Ex.), é conhecido como o maior congresso de tecnologia e inovação voltado exclusivamente ao ecossistema da Justiça.

O evento reuniu cerca de 3 mil participantes, com a presença de mais de 200 instituições e 120 expositores. Assim como na edição de 2024, os debates sobre Inteligência Artificial, cibersegurança e inovações tecnológicas foram ampliados, reforçando o compromisso do congresso em impulsionar a modernização e a transformação digital do Poder Judiciário.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial