A Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Poeint), no bairro Flávio Marques Lisboa, no Barreiro, em Belo Horizonte, recebeu, no dia 7/2, a VI edição do Spin do Bem, torneio de tênis de mesa promovido pelo projeto “Corre Legal”, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
A iniciativa de responsabilidade social é liderada por juízes da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte.
O campeonato foi dividido nas categorias “Infantojuvenil” (até 14 anos) e “Absoluto”, ambas nos níveis iniciante, intermediário e avançado, e entregou medalhas aos finalistas.
Participaram 48 inscritos, sendo quatro adolescentes em conflito com a lei e 44 pessoas da comunidade.
A juíza da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte e coordenadora-geral do projeto “Corre Legal”, Andréa Mól Bessa, lembrou que a modalidade de tênis de mesa começou na Poeint:
“Chegamos à VI edição do Spin do Bem, que é realizado, aproximadamente, a cada dois meses, com grande êxito. O campeonato reúne alunos que frequentam aulas de tênis de mesa em vários núcleos do ‘Corre Legal’; estudantes das escolas municipais da região do Barreiro que treinam na Poeint; integrantes da comunidade que utilizam esse espaço; e adolescentes do Sistema Socioeducativo, que praticam regularmente a modalidade nas unidades socioeducativas.”
A magistrada ressaltou ainda que as inscrições para o “Corre Legal” são gratuitas, com vagas limitadas:
“Os links para o tênis de mesa, na Poeint; para o tênis, no Parque Lagoa do Nado; para a natação, no Centro Esportivo e Cultural da Abesc; e para o empréstimo gratuito de bicicletas, no Parque Ecológico da Pampulha, estão disponíveis na página do Instagram do Projeto.”
Projeto “Corre Legal”
Criado em agosto de 2020 por juízes da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Comarca da Capital, o projeto “Corre Legal” tem o objetivo de utilizar o esporte como instrumento de reeducação social de jovens entre 12 e 18 anos.
A iniciativa executa medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/1990) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº 9.394/1996), que destacam a importância da prática educativa e esportiva como alternativa de desenvolvimento e de aprimoramento das potencialidades dos jovens, especialmente no que se refere à formação ético-cidadã e à convivência comunitária.
O projeto teve início com a viabilização da participação dos adolescentes em corridas de rua, com foco em oferecer atividades fora dos muros das instituições socioeducativas.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*