
O Portal TJMG registrou quase 154 milhões de acessos nos últimos 12 meses, período durante o qual foram publicadas 1.744 matérias. Também foram publicados quase 1.500 informes para o Portal TJMG e quase 1700 para a Rede TJMG, sobre procedimentos judiciais, extrajudiciais, administrativos, eventos, campanhas e projetos de interesse dos públicos do TJMG. Os dados constam do Relatório de 1 Ano da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), apresentado, nesta terça-feira (27/7), ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes.
O relatório apresenta dados detalhados de produtividade da Assessoria de Comunicação no período de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021, dando visibilidade às ações e às atividades desenvolvidas pelo setor responsável por fortalecer o relacionamento da Corte estadual mineira com seus diferentes públicos e dar transparência às diversas iniciativas do TJMG.
“Gostaria de parabenizar o diretor de Comunicação, Sérgio Galdino; o superintendente de Comunicação Institucional, desembargador José Américo Martins da Costa; o juiz Delvan Barcelos Júnior, coordenador da Ascom; e o superintendente administrativo adjunto, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, todos envolvidos na melhoria da nossa Comunicação”, disse o presidente Gilson Lemes.
Ele afirmou que os números são expressivos, pela grande quantidade de eventos, matérias, posts, vídeos e artes produzidos no período. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho e esperamos que neste próximo ano a Ascom possa continuar firme, divulgando os atos e as decisões do Tribunal de Justiça para a sociedade e esclarecendo a população sobre o trabalho desenvolvido aqui”, ressaltou o presidente Gilson Lemes.

Produção intensa
O relatório mostra que a presença do TJMG nas redes sociais foi intensa neste primeiro ano de gestão. No Facebook, houve a publicação de 1.122 posts, que tiveram um alcance de aproximadamente 1,5 milhão de visualizações, gerando 32.340 curtidas, 7.303 compartilhamentos e 3.487 comentários. No Instagram oficial, criado em fevereiro deste ano, foram publicados 292 posts e 433 stories. No Twitter, foram 1.095 postagens, com 757.848 alcances.
Foram criadas 3.548 peças digitais, 623 peças impressas, 54 marcas e identidades visuais e 78 ilustrações. Foram realizadas 141 campanhas, para as quais foram produzidos 137.946 materiais gráficos. Houve ainda a produção e a distribuição de 16.451 materiais de formação e informação, o acompanhamento e a realização de 325 eventos diversos e a produção de 71 publicações, entre livros, relatórios e cartilhas.
No período, a Ascom foi responsável também por responder a 7.148 mensagens no “Fale com o TJMG” e a 598 mensagens no “Fale com a Presidência”. Disparou ainda 1.602 mensagens de WhatsApp, 329 e-mails marketing e mais de 6 milhões de e-mails com conteúdo sobre o TJMG. Mais de 19 mil matérias que citam de alguma maneira o Judiciário mineiro foram publicadas em veículos externos.
Entre diversos outros dados que constam no relatório, estão ainda a produção de mais de 35 mil fotografias, a publicação de 51 álbuns de fotos no Flickr, a postagem de 549 matérias de rádio no Portal TJMG, o atendimento de 1.193 demandas diversas da imprensa externa, o envio de 102 matérias para a TV Justiça e a produção de 128 vídeos institucionais.
Resposta aos desafios
O superintendente de Comunicação Institucional, desembargador José Américo Martins da Costa, observou que a avaliação deste primeiro ano é bastante positiva. “Toda a equipe está de parabéns”, disse, ressaltando que o foco agora são os próximos 11 meses de trabalho, até o final desta gestão.
Coordenador da Ascom, o juiz auxiliar da Presidência Delvan Barcelos Júnior destacou que o relatório indica que houve um aumento expressivo na produção da Comunicação, no último ano. “Assim como os demais setores, a área de Comunicação do Tribunal foi bastante impactada pela pandemia, mas soube muito bem responder aos desafios; os números estão aí para demonstrar isso. A Ascom está de parabéns, pelo excelente trabalho que vem realizando”, disse o juiz.
O diretor de Comunicação Institucional, Sérgio Galdino, que apresentou os dados ao presidente Gilson Lemes, avalia que a Ascom tem trabalhado de forma dinâmica e eficiente, alinhada à missão, à visão e aos valores do TJMG, definidos em seu Planejamento Estratégico. “Os resultados são fruto de um trabalho conjunto, realizado pelas equipes de Imprensa, Relações Públicas, Publicidade, Portal e Redes, apoiadas pelo serviço administrativo”, destacou.
De acordo com Sérgio Galdino, as expectativas são muito boas para os próximos meses, com algumas novidades já definidas. Entre elas, a publicação de um manual de redação para o Portal TJMG e de um manual de cerimonial; a reativação da Rádio TJ Minas; e a ampliação do programa Conhecendo o Judiciário.
A apresentação do relatório foi acompanhada pelo superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; pelo desembargador Bruno Terra Dias, superintendente de Saúde; e pelo desembargador Carlos Roberto de Faria.
Também participaram da apresentação a gerente de Imprensa, Maria Clara Prates; o gerente de Publicidade e Relações Públicas em exercício, Leonardo Mari; o coordenador de Jornalismo, Odilon Araújo; o coordenador de Rádio e TV, Cícero Brito; o coordenador de Publicidade, Gabriel Almeida; a coordenadora de Relações Públicas em exercício, Fernanda Alves; a coordenadora da Ascom do Fórum Lafayette, Maria Claret Lobato; e a coordenadora de Serviço de Apoio Administrativo, Jussara Assis.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial