Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Asmare é homenageada e celebra apoio do TJMG

Foco de parceria é reciclagem e reutilização


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare) de Belo Horizonte recebeu na última terça-feira, 27 de outubro, o Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, em comemoração aos 25 anos da entidade. Durante a solenidade, a Asmare homenageou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e outras 24 instituições parceiras pelo estímulo e apoio ao trabalho de reciclagem dos resíduos sólidos de Belo Horizonte. A vice-presidente da Asmare, Maria das Graças Massal, ressaltou a importância do suporte: “É uma parceria de muitos anos e de extrema importância para nós. É um trabalho que auxilia a todos os catadores ligados à associação”. A associação conta hoje com quase 200 catadores associados.  

 

Convênio

 

O TJMG realiza o recolhimento de materiais recicláveis (papelão, sacaria, esquadrias de alumínio, papel, entre outros), em todas as unidades da Primeira e da Segunda Instâncias na capital.  Diariamente, catadores ligados à Asmare se dirigem às unidades onde o volume de material reciclável é maior – Fórum Lafayette e anexos 1 e 2 na Unidade Goiás. Nesses espaços, são centralizados os volumes previamente recolhidos nas unidades de menor porte da capital. Na Unidade Raja Gabaglia, o recolhimento dos recicláveis é feito a cada 15 dias. Apenas nos anexos da Unidade Goiás, são recolhidos de 600 a 1.000kg de papel branco por mês.

 

As sobras resultantes de processos, documentos inteiros e similares, são fragmentadas, de 15 em 15 dias, e também encaminhadas à Asmare. Por mês, são cerca de 300 a 500kg. Em 2015, apenas considerando a eliminação de processos, a Gerência de Arquivo e Tratamento da Informação Documental (Gearq) já entregou 148 mil quilos de papel à Asmare. A gerente do setor, Daniela Fernanda da Silva Castro Santos, analisa os benefícios do programa: “A rotina de descarte de processos judiciais promove a qualidade do manejo de recursos públicos, tendo em vista a pronta liberação do espaço ocupado com o arquivo, além de impulsionar a reciclagem de resíduos sólidos e gerar renda para os colaboradores, atendendo, também, à função social. Essa parceria é, portanto, fundamental para que o TJMG cumpra sua política de sustentabilidade e amparo social”. A  Gearq está subordinada à  Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged), que pertence à Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). 

 

As ações de sustentabilidade do TJMG, que incluem ainda o investimento em construções sustentáveis e a economia de papel, água e energia elétrica, entre outras iniciativas, integram o Planejamento Estratégico da instituição e são coordenadas pelo programa Sustentabilidade Legal, que tem por objetivo implementar, no âmbito do Judiciário mineiro, ações que visem à preservação e à recuperação do meio ambiente. Saiba mais.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial