Entrar em um único local e acessar o sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe), de qualquer unidade do país, é uma realidade permitida pelo Navegador PJe, um aplicativo distribuído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e recomendado por esse órgão e tribunais nacionais. O Navegador PJe, uma versão customizada do navegador Mozilla Firefox/Java, foi desenvolvido especificamente para uso do PJe instalado nos tribunais de todo o país.
“Um dos problemas era a incompatibilidade entre navegador e Java. Às vezes, a versão de um navegador era usada para a justiça federal, por exemplo, mas havia necessidade de outra, para a justiça estadual, Com o Navegador PJe, isso acabou”, explica o coordenador do Núcleo Técnico do PJe, Kassioscley Dreher Ribeiro.
Por meio dessa ferramenta pré-configurada, o usuário do Navegador PJe também não precisará checar as versões de programas e plug-ins instalados em seu computador, pois o aplicativo incluirá sempre todos os requisitos para acesso ao sistema. Anteriormente, ao acessar o PJe, muitas vezes era necessário que o usuário fizesse atualizações ou alterasse as configurações em seu computador.
De acordo com o coordenador, com o aplicativo, o usuário ganha tempo. Não é mais necessário que ele verifique cada atualização ou configuração do Java do navegador.
“O advogado instala o aplicativo, mas pode ter outros navegadores e manter as demais configurações do seu computador”, explica Kassioscley Dreher, que lembra ainda que os outros sistemas de tramitação processual deverão continuar sendo utilizados, como anteriormente.
A Dirfor irá instalar o navegador nos computadores de magistrados e servidores, portanto, não há necessidade de baixar o aplicativo.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3940
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial