Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa da Casa de Semiliberdade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, visitaram, em 24/3, o Fórum da cidade. A atividade monitorada com os adolescentes acautelados foi organizada pela Vara da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Teófilo Otoni, representada pela juíza titular Aline Gomes dos Santos Silva, e pela 2ª Vara Criminal, que tem como juiz titular Emerson Chaves Motta.

A visita ofereceu aos adolescentes a oportunidade de conhecer todos os setores do fórum, bem como conversar com as equipes, funcionários e autoridades sobre os desafios de realizar novas escolhas que possibilitem perspectivas positivas em suas trajetórias.
A iniciativa contou ainda com a colaboração da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, representada pelo defensor público Ubirajara Chaves de Moura Júnior, e com a parceria da Casa de Semiliberdade de Teófilo Otoni, que tem como diretora geral Jaqueline Santos Amorim.
Segundo a juíza Aline Gomes dos Santos Silva, a visita monitorada a instituições públicas e o contato com autoridades que atuam na persecução do processo socioeducativo, fora do contexto processual, devem ser considerados territórios educativos.
"São, por excelência, espaço de encontro, aprendizado e estímulo de ampliação das potencialidades humanas, possibilitando, de fato, o exercício de uma cidadania plena, tornando o assistido apto a retornar para a convivência social de forma mais saudável e produtiva", disse a juíza.

Durante a visita, ela acompanhou os adolescentes e a equipe da Casa de Semiliberdade, enfatizando a importância do diálogo e de um novo olhar perante a Justiça, cidadania, responsabilização e planejamento de vida, de forma a possibilitar a reinserção social.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial