Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Adolescentes participam de atividade do Projeto "Jovens Florestas" no zoológico de BH

Ação foi promovida pela Vara Infracional da Infância e da Juventude da Capital


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-3---Projeto-Jovens-Florestas.jpg
Atividade foi realizada nas dependências da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, na região da Pampulha (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Adolescentes que integram o Projeto "Jovens Florestas – Plantando o Cuidado, em busca de novos caminhos sustentáveis", do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte, participaram, nesta quarta-feira (9/4), de atividade nas dependências da Fundação Zoobotânica da Capital, na região da Pampulha.

A ação, que contou com apresentação sobre a produção de mudas em viveiros, assim como uma parte prática com a quebra de dormência e plantio de sementes, foi conduzida pela bióloga Isabela Botelho Cardoso, da empresa Clam Meio Ambiente, e pelo gerente da Seção de Produção de Mudas do Jardim Botânico de BH, André Piovesana.

Os jovens puderam conhecer as estruturas necessárias para a produção de mudas e a importância do banco de sementes, além da biodiversidade das espécies e como armazená-las de forma adequada.

Not-2---Projeto-Jovens-Florestas.jpg
Jovens conheceram as estruturas necessárias para a produção de mudas (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O Projeto "Jovens Florestas" prevê a instalação e a manutenção de viveiros, mudas e hortas, prioritariamente, em unidades do Sistema Socioeducativo de BH, em atenção aos adolescentes e jovens que cumprem medidas de internação e de semiliberdade.

Criado em junho de 2023, no Centro de Internação Provisória Dom Bosco, na Capital mineira, a iniciativa do TJMG busca aprimorar a reflexão com os adolescentes sobre o cuidado em suas diversas dimensões, além de instruí-los nas técnicas de instalação e manutenção de viveiros de mudas. Eles aprendem, ainda, sobre reutilização e compostagem; noções de sustentabilidade; e georreferenciamento das árvores plantadas.

Essa é a primeira iniciativa de responsabilidade social com "carbono neutro"; da Corte mineira. Por meio do plantio de mudas, o "Jovens Florestas" vai neutralizar a produção de dióxido de carbono equivalente (CO2e) das apresentações, até 2025, da Orquestra Jovem, do Coral Infantojuvenil e da Cantata de Natal do TJMG.

A ideia é que o treinamento funcione como uma ferramenta de formação pessoal e profissional e de reinserção social, com foco na Sustentabilidade.

Parcerias

Em agosto de 2024, o TJMG formalizou um Acordo de Cooperação Técnica e Administrativa com o Município de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, com a empresa Clam Meio Ambiente e com o Instituto Elo, para ampliação do Projeto. A estimativa é que, até dezembro deste ano, 120 jovens sejam capacitados no cultivo e no plantio de mudas.

Também está previsto, até o fim de 2025, o plantio de 1,5 mil mudas em espaços públicos da cidade. No TJMG, o Acordo de Cooperação Técnica tem o apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil e da Superintendência de Logística e Sustentabilidade.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial