Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ações sustentáveis de comarcas do interior são destaque no Mês do Meio Ambiente

Conheça as iniciativas das Comarcas de Araxá, Campo Belo, Contagem e Lavras


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-MeioAmbiente-Lavras.jpg
Diversas mudas foram plantadas no jardim autossustentável do Fórum de Lavras (Crédito: Divulgação / TJMG).

Durante o Mês do Meio Ambiente, em junho, o Centro de Sustentabilidade (Cesus) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou a campanha "Semeando mudanças: boas práticas em ação", para divulgar ações sustentáveis que merecem ser replicadas, realizadas na capital mineira e em comarcas do interior.

O foco da campanha é estimular e inspirar as pessoas no desenvolvimento de ações ambientais e no compartilhamento de iniciativas sustentáveis coletivas e individuais que contribuam com o meio ambiente.

Plantio de jardins e árvores e recolhimento de materiais descartáveis foram algumas das iniciativas trabalhadas por magistrados, servidores e colaboradores do TJMG em todo o Estado.

Para a superintendente de Logística e Sustentabilidade do TJMG, desembargadora Mônica Libânio Rocha Bretas, isso é apenas a ponta do iceberg:

"Essas são ações relevantes, mas precisamos trabalhar a autossustentabilidade de todas as nossas quase 300 comarcas o ano inteiro, e de forma bem mais abrangente."

Ela aproveita para citar um exemplo:

"Conseguimos, nos últimos anos, diminuir significativamente o uso do papel e dezenas de fóruns já possuem parcerias com associações de catadores para fazer a reciclagem. Esse é um ponto importante. Queremos ampliar essas parcerias também para os outros descartáveis e fazer uma análise mais profunda de outras iniciativas que possam colaborar para melhorar o trabalho em todas as comarcas."

Ações do interior

Entre as iniciativas de destaque que valem ser replicadas estão as das Comarcas de Araxá, Campo Belo, Contagem e Lavras.

Uma delas diz respeito à parceria do TJMG com o projeto "Lacre do Bem", que arrecada lacres de latinhas de alumínio para serem "transformados" em cadeira de roda. Os materiais são entregues ao projeto para reciclagem, e os recursos obtidos são usados na aquisição da cadeira de rodas.

Not-MeioAmbiente-CampoBelo.jpg
Miguel Augusto Freitas com o pai, o servidor do TJMG Luís Fernando Freitas, e a mãe, Nádia Duque Lamounier (Crédito: Arquivo Pessoal).

Em Campo Belo, Miguel Augusto Duque Lamounier e Freitas, de 6 anos de idade, conseguiu encher duas garrafas pet de dois litros com lacres para colaborar com o projeto "Lacre do Bem". Isso, graças ao empenho de amigos e familiares e do incentivo do pai, o servidor do TJMG Luís Fernando de Oliveira Freitas.

Miguel disse que pretende dar continuidade ao recolhimento dos lacres e colaborar com a ação.

Com o mesmo objetivo e a mesma dedicação, o Fórum de Araxá conseguiu arrecadar, até junho desse ano, 30 garrafas pet cheias de lacres de alumínio. A comarca instalou oito pontos de recolhimento – em cada uma das cinco secretarias, um no juizado especial, um na Contadoria e um na Administração.

Jardim

No Fórum de Lavras, foi criado um jardim autossustentável, idealizado pelo diretor do Foro, juiz Rodrigo Melo Oliveira, e pelo servidor Leonardo Bruno Battaglia Moreira, com execução e orientação do colaborador e jardineiro Sérgio Renato Pena.

A equipe usou técnicas sustentáveis para a revitalização da área com resíduos produzidos nas dependências do fórum, como papéis, borra de café e copos plásticos.

Na Comarca de Contagem, a iniciativa de destaque foi o plantio de mudas de ipês no terreno do fórum, que vem sendo realizado desde a volta dos trabalhos presenciais, após a pandemia de covid-19.

A ação, intitulada "Justiça que Floresce", é uma iniciativa do juiz titular da 3ª Vara Empresarial, de Fazenda Pública e Registros Públicos, Haroldo Dutra Dias, e da assessora Mayra Augusto de Carvalho.

A ideia, que recebeu o certificado Agenda 2030 do TJMG, além de favorecer o meio ambiente, teve como objetivo celebrar a retomada da convivência após o isolamento social na pandemia.

Not-MeioAmbiente-Contagem.jpg
Equipe da Comarca de Contagem criou o projeto "Justiça que Floresce", após a pandemia de covid-19, para plantio de mudas de ipê na área externa do fórum (Crédito: Divulgação / TJMG).

Ações permanentes

Como parte da celebração do Mês do Meio Ambiente, a partir deste ano, todos os edifícios do Tribunal de Justiça em Belo Horizonte contam com pontos de coleta do projeto "Lacre do Bem".

Outras ações permanentes da Corte mineira incluem a coleta seletiva de papéis, eletrônicos e medicamentos. Os materiais podem ser entregues no Anexo da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (Rua Goiás 229); no Edifício-Sede do TJMG; no Fórum Lafayette; no Fórum Cível e Fazendário Raja Gabaglia; e na Unidade da Rua Jaceguai, no bairro Prado.

Já o recolhimento de pilhas e baterias para reciclagem pode ser feito nos Anexos I e II, no Edifício-Sede, na Praça da Liberdade e no Centro de Operações (Ceop), na Praça da Estação.

A diretora executiva do Cesus/TJMG, Selmara Alves Fernandes, ressaltou que a área de sustentabilidade possui três eixos principais de atuação: ambiental, social e econômico.

Segundo ela, a campanha "Semeando mudanças: boas práticas em ação", no Mês do Meio Ambiente, "precisa ser recorrente, todos os dias do ano e não apenas nesse mês".

"Queremos, sim, valorizar todas as iniciativas realizadas, como as de Lavras, Contagem, Araxá e Campo Belo, e replicar essas ideias, assim como implementar cada vez mais ações não apenas nos eixos ambiental e econômico, mas principalmente no social".

Not-MeioAmbiente-Araxa.jpg
Em Araxá, existem oito pontos de coleta dos lacres e, só neste ano, a comarca já recolheu o equivalente a cerca de 30 garrafas pet de dois litros (Crédito: Divulgação / TJMG)

Comarcas interessadas em compartilhar iniciativas sustentáveis podem enviar e-mail para cesus@tjmg.jus.br. Outras informações podem ser obtidas na página de Sustentabilidade do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*