Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

6ª Cantata de Natal do TJMG dá show de fé e esperança

Centenas de pessoas se emocionam com performance musical de 300 crianças e jovens


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia9-cantata.jpg
Músicos e cantores ocuparam os espaços externos do prédio histórico do TJMG, na Avenida Afonso Pena

A 6ª Cantata de Natal de TJMG, apresentada por 300 crianças e jovens do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), mantidos pelo TJMG, emocionou o público neste sábado (14/12). 

As músicas escolhidas, o figurino e a coreografia cumpriram perfeitamente o objetivo traçado para esta edição, que teve como fio condutor a "Folia de Reis", tradição folclórica que se tornou patrimônio imaterial de Minas, e a fé como elemento unificador de todas as religiões.

rapaz leva oferenda , vestido de rei
Vestido de Rei do Incenso, Samuel dos Reis de Almeida fez o solo que abriu a cantata, com a música "Nunca pare de sonhar", de Gonzaguinha

Samuel dos Reis de Almeida, o Rei do Incenso, toca piano, violão e guitarra. Ele abriu a cantata, com a música "Nunca Pare de Sonhar" e resumiu o sentimento de todos que fizeram parte do musical: “É bem cansativo, a gente ensaia o ano todo, mas no final tudo vale a pena”. Estudante do Instituto de Educação, Samuel, 18 anos, faz parte do público atendido pela Coinj.  

A grande maioria das crianças e jovens que integram coral e orquestra e foram protagonistas no palco se encontra em situação de vulnerabilidade social ou vive em instituições de acolhimento. Durante todo o ano, os alunos frequentam aulas de musicalização, canto coral, instrumentos musicais, teoria musical e inglês, oferecidas pela Coinj do TJMG.

A cantata é o momento mais esperado porque, como o espetáculo, eles podem mostrar a toda a sociedade o resultado do esforço que empreenderam e o talento do qual são dotados.

noticia7-cantata-14.12.jpg
Alunos de percussão levaram à cantata os batuques da Folia de Reis

Nos bastidores, antes da apresentação, deu para sentir toda a expectativa dos jovens artistas. João Pedro Serpa, de 14 anos, toca percussão na Orquestra desde 2016 e foi um dos três que tocaram tambor.

Em sua terceira apresentação na cantata, não escondia a ansiedade, enquanto o colega, mais calmo, disse que estudou um pouco sobre a Folia de Reis. Aluno de música da UFMG, Mateus Rodrigues Coelho, de 23 anos, contou que se aprofundou mais ainda sobre o tema no trabalho com a Coinj, com o professor Júlio.

noticia4-cantata.jpg
Apresentação da música Hallelujah pelo Coral Infantojuvenil mostrou a beleza e o profissionalismo do canto

No espetáculo, comandado pela maestrina Luciene Villani, foram mostradas não só músicas de Gonzaguinha, mas também clássicos de Natal nacionais e internacionais, Milton Nascimento, Paula Fernandes e Gilberto Gil.

Com muita coreografia e alegria, músicos e cantores encheram a escadaria e as janelas do edifício histórico do Tribunal, todo em estilo neoclássico. As luzes de Natal foram acesas e os anjos iluminados emolduraram as cenas. O Papai Noel também apareceu para dar as boas vindas ao Natal.

noticia10-cantata.jpg
O Papai Noel apareceu no meio da festa para transmitir sua mensagem de paz no Natal

Braço social

O presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, deu as boas vindas ao público da cantata, ressaltando que o trabalho de cada um é importante para que a sociedade possa viver em paz. "Esse é um momento em que nós estamos mostrando que é possível fazer a inclusão social, através da cultura".  

Mais cedo, o desembargador salientou ao portal que a cantata representa o braço social da instituição, mostrando que a Justiça tem que estar (e está) perto do cidadão.

Muher e homem abraçam garota com violino na mão
O presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais e esposa, junto à violinista mirim 

Nelson Missias de Morais transmitiu uma mensagem de paz à sociedade neste Natal e Réveillon, desejando que, em 2020, prevaleça a cultura da verdade, e que haja um esforço de não disseminação do ódio, por meio das fake news. Para o presidente, o Judiciário está fazendo sua parte: ele entra como mediador, como pacificador, espalhando a cultura de conciliação.

Fazendo um balanço de sua gestão até aqui, ele lembrou que acaba de iniciar uma série de inaugurações de novos prédios de fóruns (Cruzília e Morada Nova de Minas foram os dois primeiros). Até julho de 2020, Nelson Missias de Morais disse que espera inaugurar 30 obras de fóruns no estado de Minas Gerais, todos licitados e iniciados nesta gestão.

Música que transforma

Segundo a superintendente da Coinj, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, a 6ª Cantata do TJMG é resultado de muito trabalho, muito esforço e dedicação dessas crianças e jovens e da Coinj.

"A música, não só traz a visibilidade, mas modifica, transforma essas crianças. Hoje, nós temos professores que estão fazendo a UFMG e que vieram daqui do coral. A música é a transformação e oportunidade de escolha de vida para essas crianças", disse a desembargadora. 

noticia7-cantata.jpg
Desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz com Samuel dos Reis Almeida

Além do trabalho com o coral e a orquestra, "nosso foco foi a adoção tardia e o apadrinhamento dessas crianças. E fechamos com o projeto Entrega Legal, que é uma forma das mães que não planejaram ter seus filhos os entregarem legalmente, sem praticar crimes de aborto ou venda  de criança", enumerou a desembargadora, fazendo um balanço das ações de 2019 da Coinj.

Valéria Rodrigues anunciou, para o primeiro semestre de 2020 a segunda edição do "TJ e a Comunidade" – o primeiro foi realizado no Aglomerado da Serra e "um sucesso muito grande" – e o lançamento de dois produtos editoriais.

O primeiro é uma revista jurídica, para auxiliar os juízes da infância e da juventude na prática do dia a dia, com probabilidade de lançamento para março/abril, e o segundo é um caderno de legislação que reúna todas as leis sobre infância e juventude.

Presenças

noticia-cantata.jpg
Presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, ao lado da esposa, Heloísa Fernandes de Morais, saúda o público; desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz,  desembargadora Mariangela Meyer o 1º vice-presidente do TJMG, Afrânio Vilela, com a esposa Gisela Vilela foram também anunciados

Entre as presenças ilustres, o ex-presidente do TJMG, Fernandes Filho, disse que a cantata significa a redenção cultural do Poder Judiciário. “Sou um incentivador. Não perco uma, desde a primeira edição”, cravou. 

Estiveram presentes também o 1º vice-presidente do TJMG, Afrânio Vilela e a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer.

Not_cia12-portal-novo-cr_dito.jpg
Ex-presidente do TJMG, Fernandes Filho e esposa, acompanharam o show ao lado do presidente Nelson Missias de Morais

Parceiros

Foram parceiros e/ou apoiadores da 6ª Cantata do TJMG a Cemig, Prefeitura de Belo Horizonte, TV Minas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, por meio do Centro de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, BHTrans, SLU, Iepha e Fhemig.

Quem não pode comparecer, terá a oportunidade de ver a 6ª Cantata de Natal TJMG, pela Rede Minas. O espetáculo será apresentado na íntegra, em data ainda a ser confirmada, em seu especial de Natal.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial