O desembargador Rubens Gabriel Soares participou, nesta terça-feira (10/12), de sua última sessão presencial na 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) antes da aposentadoria. Após o julgamento dos processos listados em pauta, magistrados, assessores e familiares promoveram um momento de homenagens, ressaltando a trajetória do desembargador, que teve exaltadas qualidades como a serenidade, honradez, cordialidade e compromisso com o Judiciário.

A cerimônia contou com a presença do 1ª vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, que também representou o presidente Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. “Neste momento, somos convocados a refletir sobre uma trajetória marcada pela nobreza de espírito, pela excelência técnica e pela dedicação inabalável ao serviço da Justiça. É com profundo respeito e admiração que prestamos homenagem ao desembargador Rubens Gabriel Soares, cuja carreira é um exemplo vivo do que há de mais elevado na magistratura”, disse o 1º vice-presidente.

O desembargador Marcos Lincoln relembrou a trajetória do homenageado na magistratura, sempre pautada pelo compromisso com os mais elevados ideais. “Cada etapa de sua carreira foi marcada por conquistas que não apenas dignificaram sua atuação, mas também inspiraram a todos que tiveram o privilégio de partilhar dessa jornada.”

O 1º vice-presidente também fez a leitura de um breve discurso enviado pelo presidente Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, que não pôde comparecer à homenagem em razão de compromissos anteriormente assumidos. O texto também destacava a carreira do desembargador Rubens Gabriel Soares, que chegou à 2ª Instância em 2010, passando a contribuir de forma significativa para o aperfeiçoamento do Tribunal. “Neste momento em que mais um ciclo na vida do desembargador se encerra, e outro se inaugura, ele pode olhar para trás e ver com orgulho o caminho percorrido”, afirmou.
O presidente ressaltou ainda o sentimento de gratidão pelas “inestimáveis contribuições ao Judiciário mineiro e à Justiça em Minas”. “Nossos desejos são de que o novo ciclo que se inaugura na vida do desembargador Rubens Gabriel Soares seja igualmente pleno e feliz, e que ele continue nos brindando com sua presença nesta Corte, que jamais deixará de ser a sua casa.”
O desembargador Marco Antônio de Melo, presidente da 6ª Câmara Criminal, descreveu a honra de trabalhar com o homenageado, salientando a alegria de todos os colegas por vê-lo atingir a “linha de chegada”, após cumprir sua missão na magistratura. “O desembargador Rubens Gabriel Soares engrandeceu a magistratura. Sua trajetória servirá sempre de exemplo para nós. Agradecemos por sua amizade, carinho, gentileza e simplicidade”, disse.

Para o desembargador Jaubert Carneiro Jaques, a história do homenageado foi sedimentada por meio de uma trajetória ímpar. “É fácil falar sobre o desembargador Rubens Gabriel Soares. Primeiramente, em razão de nossa profícua convivência ao longo de mais de três décadas na magistratura. Depois, em razão da admiração por sua atuação como magistrado, que nunca se envergou perante interesses subalternos e nunca deixou de acreditar em um Judiciário voltado para o bem dos cidadãos. Seu caráter honrado permanece impregnado nas paredes desta Casa”, frisou.
O desembargador Bruno Terra Dias, que falou também em nome da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), citou os quase 40 anos dedicados à magistratura, na qual o homenageado abriu caminhos e venceu adversidades. “O desembargador Rubens é um exemplo para todos nós. Desejamos que a amizade e o companheirismo continuem entre nós.”

A também integrante da 6ª Câmara Criminal, desembargadora Paula Cunha e Silva, mencionou a integridade e a dedicação do magistrado, características que, segundo ela, marcaram a trajetória do homenageado. “Esta é uma reunião alegre, em que celebramos a sua vida. Não é uma despedida, mas é a celebração de um ciclo vitorioso, que se encerra com a certeza do dever cumprido.”
O homenageado afirmou ter ficado surpreso com a homenagem recebida. “Eu não estava preparado. Só posso agradecer por tanto carinho, atenção, fidalguia e cordialidade. Ouvi tantas coisas boas, ditas com tanta delicadeza; palavras que julgo não merecer. Sinto-me transbordante pela afeição e o carinho recebidos nessa despedida”, disse.

Ele agradeceu aos colegas, às equipes do cartório e do gabinete, aos servidores e aos familiares pelo apoio ao longo de sua carreira.
A homenagem contou ainda com a presença do desembargador Paulo Calmon Nogueira da Gama; da esposa e da filha do homenageado, Nely da Costa Luz e Gabriela da Costa Luz, respectivamente; bem como da equipe do seu gabinete. Os desembargadores Fortuna Grion, Maria Luíza de Marilac e Paulo de Tarso Tamburini Souza não puderam comparecer, mas registraram seus cumprimentos ao desembargador. Diversos outros magistrados compareceram, ao longo da sessão da 6ª Câmara Criminal, para cumprimentar o homenageado.
Veja mais fotos desse evento no Flickr TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial