O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna, participa, em Cuiabá, no Mato Grosso, do 58º Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).
O evento, iniciado na quarta-feira (11/12) e que será encerrado nesta sexta-feira (13/12), tem como tema Soluções Alternativas de Conflito na Era da Inteligência Artificial Generativa.

Também participam do Encontro, entre outras autoridades, o desembargador aposentado do TJMG e diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Caetano Levi Lopes, e o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do Tribunal mineiro, Thiago Grazziane Gandra.
Segundo o desembargador Saulo Versiani Penna, a temática desafia os participantes a refletir sobre o impacto das inovações nas atividades administrativa e jurisdicional. “As tecnologias, especialmente a inteligência artificial generativa, ampliam possibilidades, trazendo maior celeridade, eficiência e personalização às demandas”, disse.
“No entanto, é preciso que os operadores do direito estejam preparados para integrar essas ferramentas de forma ética e responsável, promovendo não apenas a eficiência, mas também a confiança nas instituições", acrescentou.

A programação do 58º Encontro do Copedem contempla seis painéis, além de palestras com especialistas renomados, como Ana Carla Bliacheriene, Marco Aurélio Marrafon, Valerio Mazzuoli, Daniel Carnio Costa e Rodrigo Bressane.
Ao final do evento, será feita a leitura da Carta de Mato Grosso, documento que resume os principais pontos deliberados pelos integrantes do Colégio e que reafirma o compromisso das escolas judiciais com a modernização e a eficiência do Poder Judiciário brasileiro.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial