Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

3ª Vice promove Círculo de Construção de Paz especial do Dia Internacional da Mulher

Atividade reuniu servidoras das Comarcas de Belo Horizonte, Camanducaia, São Lourenço e Uberlândia


- Atualizado em Número de Visualizações:

No dia 14/3, a 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou um Círculo de Construção de Paz em formato virtual para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Not--Circulo--Especial--Dia--da--Mulher.jpg
As servidoras participantes do Círculo de Construção de Paz discutiram conquistas e desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história (Crédito: TJMG / Divulgação)

Com o tema "Ser Mulher: Reflexões e Lutas pela Igualdade", o Círculo foi conduzido por duas facilitadoras e servidoras do Serviço de Apoio (Seanup) ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Participaram da atividade servidoras das Comarcas de Belo Horizonte, Camanducaia, São Lourenço e Uberlândia, que debateram as conquistas e os desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história.

A iniciativa faz parte do projeto "Processos circulares para grupos do TJMG", promovido pelo Seanup, que visa proporcionar espaços de diálogo e fortalecimento de vínculos, seguindo os princípios e as diretrizes fundamentais da Justiça Restaurativa (JR).

O evento foi uma oportunidade para que mulheres pudessem se reunir e refletir sobre como contribuir para que a sociedade possa se conscientizar no sentido de alcance igualdade e a equidade de oportunidades. Na avaliação do Círculo, participantes destacaram a importância deste tipo de iniciativa no ambiente de trabalho.

A facilitadora Júnia Penido relatou o significado da experiência para ela: "Participar como facilitadora de um Círculo de fortalecimento de vínculos com esse tema despertou reflexões valiosas, sobre como podemos nos apoiar em nossos desafios e potencialidades. A oportunidade de conhecer as histórias de outras mulheres ampliou meu olhar e ajudou a pensar conjuntamente formas de buscar a igualdade de gênero."

Os círculos de diálogo ocorrem quinzenalmente, com temas variados. A participação é voluntária e aberta a magistrados, servidores, colaboradores, estagiários e auxiliares da Justiça. Os próximos temas já planejados para o 1º semestre de 2025 incluem "Vida profissional", "Renovação", "Aposentadoria", "Vivências da Maternidade", "Equipes de trabalho" e "Conexões familiares".

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial