Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

3º vice-presidente do TJMG é empossado na Academia Barbacenense de Letras

O desembargador Rogério Medeiros ocupa a cadeira nº 15 da instituição literária


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Rogerio-Medeiros-Barbacena.jpg
O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros ( Crédito : Divulgação/TJMG )

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, foi empossado como membro da Academia Barbacenense de Letras (ABL). A sessão solene aconteceu na terça-feira (29/4), no Espaço Cultural Fundação Porphyria, localizada no Centro da cidade mineira.

Com a posse, o magistrado passa a ocupar a cadeira nº 15 da Instituição literária, fundada pelo poeta, prosador, jornalista e tupinólogo Edmundo Dantés Passos, e que tem o escritor, poeta, desembargador e ex-presidente da Academia Mineira de Letras, Cândido Martins de Oliveira Júnior como patrono.

O desembargador Rogério Medeiros declarou que se sentiu honrado pelo convite para integrar à academia e explicou que deve a honraria à sua passagem pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), entre os anos de 1976 e 1978.

“Minha professora de inglês na época da Epcar, a poetisa e acadêmica Áurea Vasconcelos Grossi, foi quem indicou meu nome para ocupar essa cadeira, e isso me honrou muito. Tenho uma profunda gratidão pelos confrades e confreiras da na Academia Barbacenense de Letras por terem aprovado a indicação”, declarou.

Not---Rogerio-Medeiros-Barbacena-1.jpg
Desembargador Rogério Medeiros com a poetisa Áurea Vasconcelos Grossi (à esq) e a presidente da academia Ângela Laguardia ( Crédito : Divulgação/TJMG )

O magistrado ressaltou, ainda, que é uma feliz coincidência ocupar a cadeira cujo patrono foi um desembargador.

“Ele foi juiz em São João Del-Rei, minha terra natal, na década de 1950. Sou muito amigo dos dois netos mais velhos dele e sempre tive uma forte ligação afetiva com o Dr. Cândido, que conheci quando ele já estava aposentado, mais velhinho; eu o chamava, carinhosamente, de Vovô Candinho. Infelizmente, ele faleceu quando eu tinha 13 anos”, lembrou o desembargador.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso de posse do desembargador Rogério Medeiros na Academia Barbacenense de Letras

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial