Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

3ª Vice-Presidência visita Comarcas de Bonfinópolis de Minas, Unaí e Paracatu

Equipes dos Cejuscs da região noroeste do estado conheceram iniciativas e receberam orientações


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Cejusc-Bonfinopolis.jpg
Entre os colaboradores do Seanup Nataniane Souza e João Costa, o colaborador do Cejusc Kaike Vinicius; a assessora Caroline Rodrigues; a colaboradora do Cejusc Leidiany Vasconcelos; e a servidora Mara Rúbia (Crédito: Divulgação / TJMG)

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nos dias 1º, 2 e 3/7, visitas técnicas presenciais aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das Comarcas de Bonfinópolis de Minas, Unaí e Paracatu. Os colaboradores do Serviço de Apoio (Seanup) ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) Nataniane Souza e João Vitor Martins Costa interagiram com os magistrados e suas equipes.

As visitas tiveram como objetivo conhecer as instalações dos Cejuscs e os fluxos adotados, bem como prestar auxílio aos trabalhos desenvolvidos. Foram apresentadas as boas práticas desenvolvidas em outras unidades, com oferta de auxílio nas rotinas administrativas e na padronização de movimentações processuais e pré-processuais, das audiências realizadas pelo Centro Judicial, além de orientações para o registro adequado dos dados estatísticos.

Bonfinópolis de Minas

Em 1º/7, o Cejusc da Comarca de Bonfinópolis de Minas, sob a coordenação do juiz Hugo Silva Oliveira, recebeu a equipe da 3ª Vice-Presidência. A visita teve como objetivo principal a apresentação das dependências do Centro Judicial, bem como a explanação dos projetos passíveis de desenvolvimento pelo setor de cidadania.

Unaí

Not-Cejusc-Unai.jpg
As colaboradoras do Cejusc Ana Caroline e Aylla Lorranny; a juíza coordenadora Alissandra Matos; e a colaboradora do Cejusc Jaciara Alves (Crédito: Divulgação / TJMG)

Durante a visita à Comarca de Unaí, coordenado pela juíza Alissandra Ramos Machado Matos, a equipe do Seanup teve a oportunidade de conhecer de perto os diversos projetos desenvolvidos pelo Cejusc. Entre as iniciativas apresentadas, destacaram-se os mutirões de conciliação, o tradicional casamento comunitário e as itinerâncias. Além da magistrada, compareceram as colaboradoras do Centro Judicial Ana Caroline e Aylla Lorranny e a colaboradora do Cejusc Jaciara Alves.

Paracatu

Durante a visita ao Cejusc de Paracatu, a equipe do Seanup teve a oportunidade de se aprofundar nos fluxos de trabalho do Centro Judicial, com foco especial na tramitação dos procedimentos pré-processuais. Além disso, foram apresentados projetos que podem ser desenvolvidos e implementados na unidade. O Cejusc local é coordenado pela juíza Paula Roschel Husaluk, que recepcionou o grupo junto com o servidor Elson do Carmo, o colaborador do Cejusc Lorran David Costa e o assessor Paulo Henrique de Abreu Cunha.

Not-Cejusc-Paracatu.jpg
O servidor Elson do Carmo; a juíza coordenadora Paula Husaluk; o colaborador do Cejusc Lorran Costa; Nataniane Souza; e o assessor Paulo Cunha (Crédito: Divulgação / TJMG)

Visitas técnicas

Regulamentadas pela Portaria da 3ª Vice-Presidência nº 3940/2022, as visitas técnicas objetivam o fortalecimento dos serviços prestados pelos Cejuscs e a disseminação de parcerias interinstitucionais, conforme preconizado nos incisos XI e XIII do artigo 2º da Portaria Conjunta nº 1373/PR/2022, que instituiu o Programa Justiça Eficiente (Projef 5.0).

Além das comarcas eleitas pela própria 3ª Vice-Presidência para acompanhamento, juízes coordenadores de Cejuscs que tenham interesse em receber visitas técnicas da equipe do Seanup/Nupemec podem fazer a solicitação por meio do e-mail nupemec@tjmg.jus.br.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*