Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

3ª Vice-Presidência realiza casamento comunitário na Comarca de Rio Preto

Iniciativa contou com a parceria do Cejusc local


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not Casamento Comunitario Comarca de Rio Preto - Abre.png
Abertura da cerimônia de casamento comunitário no dia 20/5, em Rio Preto (Crédito: Agin / TJMG)

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Rio Preto, com apoio da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Assessoria da Gestão de Inovação (Agin), realizou, no dia 20/5, o primeiro casamento comunitário da Comarca de Rio Preto, na Zona da Mata mineira.

A cerimônia foi realizada no Fórum Dr. Ramalho Pinto, na sede da Comarca, e contou com a participação de 12 casais, que converteram sua união estável em casamento civil e receberam certidões de casamento durante o evento.

Not Casamento Comunitario Comarca de Rio Preto - 2.png
Momento em que os casais trocaram aliança na cerimônia de conversão de união estável em casamento (Crédito: Agin / TJMG)

A juíza coordenadora do Cejusc de Rio Preto, Ivanete Jota de Almeida, falou sobre a satisfação em realizar o evento: “Participar do casamento comunitário é vivenciar a alegria que nasce da realização de sonhos, cumprindo a nobre missão de aproximar o Poder Judiciário da sociedade. Por meio dessa solenidade, celebramos o amor em sua forma mais pura, levando dignidade, segurança jurídica e proteção do Estado, enquanto testemunhamos a construção de novos laços, fortalecidos pelo afeto e pelo compromisso.”

Segundo a magistrada, “as pessoas que participaram desse ato se sentiram acolhidas pelo Judiciário local e isso nos dá uma grata satisfação”. “O Judiciário próximo da comunidade”, destacou.

Not Casamento Comunitario Comarca de Rio Preto - 3.png
A juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Rio Preto, Ivanete Jota de Almeida, conduzindo a cerimônia de casamento comunitário, no dia 20/5 (Crédito: Agin / TJMG)

Os noivos Wallace de Souza Silva e Júlia Pires Nakarate receberam a certidão de casamento na cerimônia e agradeceram a oportunidade. “Vamos completar três anos juntos e o pensamento de casar já estava na nossa mente há muito tempo. A oportunidade veio e aproveitamos. Foi maravilhoso”, afirmou Wallace.

Júlia também comentou: “Pensei que seria algo mais simples, mas foi formal, tudo muito bem arrumado, rápido e facilitado. Só temos a agradecer à equipe do Cejusc por essa oportunidade.”

Not Casamento Comunitario Comarca de Rio Preto - 4.png
A entrada do casal Júlia e Wallace no casamento comunitário da Comarca de Rio Preto (Crédito: Agin / TJMG)

Outro casal que formalizou sua união na cerimônia do dia 20/5 foi Terezinha Medeiros Machado e José Antônio de Paula, que já estão juntos há 37 anos.

Terezinha expressou sua satisfação: “São 37 anos juntos, sem conseguir casar no Civil. Agora, conseguimos, graças a essa oportunidade”. José Antônio também destacou: “Achei a cerimônia muito boa, legal e de grande importância para todos nós. Temos quatro filhos e estávamos querendo casar há muito tempo. Que bom ter tido esse acesso ao Judiciário.”

Not Casamento Comunitario Comarca de Rio Preto - 5.png
O casal Terezinha e José recebendo a certidão de casamento na cerimônia do dia 20/5 (Crédito: Agin / TJMG)

Parceria institucional

Além do Cejusc da Comarca de Rio Preto, a ação de cidadania também contou com parceria das Secretarias de Assistência Social e dos Cartórios de Registro Civil dos Municípios de Rio Preto, Santa Bárbara do Monte e Santa Rita do Jacutinga, além de outros parceiros voluntários.

Cejusc

O Projeto “Cejusc Itinerante”, coordenado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG e executado com apoio da Agin, tem como finalidade proporcionar o acesso facilitado à Justiça e promover a resolução pacífica de conflitos junto à comunidade, nos moldes das Resoluções CNJ nº 125/2010 e nº 460/2022.

Not Casamento Comunitario Comarca de Rio Preto - 6.png
A juíza Ivanete Jota de Almeida (centro) ao lado de parceiros e demais autoridades presentes no evento em Rio Preto (Crédito: Agin / TJMG)

Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

Cejusc de Rio Preto

O Cejusc da Comarca de Rio Preto foi instalado em 8 de abril de 2021, com a publicação da Portaria Conjunta nº 1.169/2021. Ele funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, nas dependências do Fórum Dr. Ramalho Pinto, situado à Rua de mesmo nome, nº 1, Centro. O contato também pode ser realizado por meio do e-mail cejusc.rre@tjmg.jus.br.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial