Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

3ª Vice-Presidência realiza casamento comunitário em Felixlândia

A iniciativa foi executada pela equipe do Cejusc de Curvelo, com apoio da Agin


- Atualizado em Número de Visualizações:

Em uma manhã marcada por emoção e cidadania, 23 casais oficializaram a conversão de suas uniões estáveis em casamento civil durante cerimônia realizada às 10h de sábado (5/4), no Centro Comunitário Municipal de Felixlândia.

A iniciativa integra o Projeto “Cejusc Itinerante”, coordenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da 3ª Vice-Presidência, e que, nessa etapa, contou com a parceria entre o Cejusc da Comarca de Curvelo e a Prefeitura de Felixlândia, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Not Casamento COmunitario Felixlandia.jpg
Juíza Andréia Márcia Marinho de Oliveira (dir.), coordenadora do Cejusc de Curvelo, e sua equipe, durante a itinerância em Felixlândia (Crédito: TJMG / Divulgação)

A cerimônia foi conduzida pela juíza Andréia Márcia Marinho de Oliveira, coordenadora do Cejusc da Comarca de Curvelo, ao qual pertence o município. Ela ressaltou que o casamento representa um passo importante não apenas do ponto de vista afetivo, mas também jurídico.

“O que fizemos aqui hoje foi transformar a escolha de viver juntos em um novo estado civil: o de casados. Essa oficialização fortalece os vínculos familiares e garante direitos aos casais”, afirmou a magistrada.

Not Casamento Comunitario Felixlandia 2.jpg
Juíza Andréia Márcia Marinho de Oliveira, coordenadora do Cejusc de Curvelo (Crédito: TJMG / Divulgação)

Sonho realizado

O noivo Múcio descreveu o evento como “muito bacana e importante para unir as pessoas”. Sua esposa, Kelly, também elogiou a organização: “Foi tudo muito perfeito, muito bem feito, com carinho.”

Para Gabriel, a cerimônia representou a realização de um sonho.

“Foi extremamente gratificante. A oportunidade de conquistar isso de forma gratuita foi muito importante para nós”, comentou.

Not Casamento Comunitario Felixlandia 3.jpg
A coordenadora do Cejusc de Curvelo, juíza Andréia Márcia Marinho de Oliveira (dir.), com o casal Múcio e Kelly (Crédito: TJMG / Divulgação)

Já Lauane contou que esperava por esse momento havia anos.

“A burocracia e as dificuldades financeiras nos impediram antes. Hoje, foi tudo maravilhoso. Uma oportunidade única, feita com muito carinho”, afirmou.

Ela e Gabriel estão juntos há 10 anos e, agora, celebraram oficialmente a união.

A ação do TJMG, por meio do “Cejusc Itinerante”, reafirma o compromisso do Judiciário mineiro com o acesso à Justiça e a promoção da cidadania, levando serviços essenciais a comunidades fora das sedes das comarcas.

Not Casamento Comunitario Felixlandia 4.jpg
A coordenadora do Cejusc de Curvelo, juíza Andréia Márcia Marinho de Oliveira (dir.), com o casal Gabriel e Lauane (Crédito: Agin / TJMG)

Cejuscs

Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

O Cejusc da Comarca de Curvelo foi instalado em 5 de setembro de 2014, pela Portaria Conjunta nº 371/2014. O contato pode ser feito pelos telefones (38) 3721-3945 e (38) 99119-0023) ou pelo e-mail cejusc.cuv@tjmg.jus.br.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial