Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

3ª Vice-Presidência leva "Cejusc Itinerante" para Muriaé e Miradouro

Iniciativa contou com parceria do Ministério Público e dos Cejuscs locais


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro.jpg
Abertura do evento de cidadania no município de Laranjal, dia 18/3 (Crédito: Agin / TJMG)

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das Comarcas de Muriaé e Miradouro, com apoio da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e em parceria com o Projeto “Ministério Público Itinerante”, realizaram, nos dias 18, 19, 20 e 21/3, mais uma etapa do Projeto “Cejusc Itinerante”. As ações ocorreram nos municípios de Laranjal e Rosário da Limeira, na Comarca de Muriaé; e Miradouro e Vieiras, na Comarca de Miradouro.

As atividades realizadas pelos Cejuscs envolveram audiências de conciliação e mediação, com o objetivo de resolver conflitos como divórcio, pensão alimentícia, partilha, guarda e outras atividades relacionadas ao setor de cidadania, além de orientações e encaminhamentos diversos aos demais parceiros presentes no evento.

Sessões conciliatórias

Durante os quatro dias de evento, foram realizadas várias sessões conciliatórias, além de atendimentos, encaminhamentos e cadastramentos de demandas pelos Cejuscs.

Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro2.jpg
(Cidadãos do município de Laranjal recebendo atendimento no evento ocorrido no dia 18/3 (Crédito: Agin / TJMG)

O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Muriaé, Juliano Carneiro Veiga, destacou a importância de eventos como esse para a aproximação do Estado e do cidadão: “O Cejusc de Muriaé realiza atendimentos semanais, na modalidade itinerante, nos Municípios de Laranjal e Rosário da Limeira e nos distritos que compõem a sede da Comarca. Essa iniciativa aproxima o Judiciário da população, abre espaço para a vivência da cidadania e facilita o acesso à Justiça, possibilitando que diversas questões sejam resolvidas consensualmente sem a necessidade de se deslocar até o Fórum, com a redução dos custos, otimização do tempo e resolução efetiva, adequada e qualitativa dos conflitos.”

Ainda conforme o magistrado, o evento em parceria com o “Ministério Público Itinerante” reforça a iniciativa de aproximação com a população, “em especial da que possui mais dificuldade de acesso, oferecendo uma série de serviços para o acesso ao sistema de direitos e a realização da justiça social e da cidadania”.

Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro3.jpg
Atendimento feito pela Defensoria Pública à população de Laranjal em 18/3 (Crédito: Agin / TJMG)

Parceria institucional

O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Miradouro, Antônio Augusto Pavel Toledo, também ressaltou a aproximação do Judiciário e da população: “Com muita satisfação fomos convidados para participar, como parceiros, do MP Itinerante, realizado em Miradouro e Vieiras nos dias 20 e 21/3. Para a Comarca, a atuação nos referidos eventos foi uma experiência muito importante, principalmente por proporcionar uma maior visibilidade ao Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, permitindo maior aproximação com a população e levando ao conhecimento dos cidadãos informações sobre os propósitos do Cejusc.”

Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro4.jpg
Equipes da 3ª Vice-Presidência do TJMG e do Cejusc de Muriaé, no evento do dia 18/3 (Crédito: Agin / TJMG)

De acordo com o magistrado, foi grande a participação popular na cidade de Vieiras. “O que é natural, uma vez que na cidade-sede da Comarca, Miradouro, o Centro já tem funcionamento diário e, naturalmente, acesso facilitado pela proximidade com os cidadãos residentes no município, possibilitando um atendimento mais pronto e frequente.”

Ele destacou também a relevância da atuação do Cejusc para o atendimento pré-processual de “demandas, muitas vezes represadas, que trazem insegurança jurídica para os cidadãos e que, inclusive, podem resultar, eventualmente, em conflitos maiores, gerando litígios de difícil solução se ocorrida a judicialização propriamente dita”.

Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro5.jpg
Apresentação cultural em Rosário da Limeira, no dia 19/3 (Crédito: Agin / TJMG)

“Penso que a participação nos eventos dos dias 20 e 21/3 caracterizou-se como um incentivo para que possamos oportunamente realizar um evento do Cejusc Itinerante nos municípios de Vieiras e São Francisco do Glória e também para que implementemos nosso objetivo de termos atendimentos periódicos nas referidas cidades, indo ao encontro da população, com as atividades que são a razão de existir do Centro Judiciário, trabalhando com a autocomposição, no objetivo de solucionar conflitos a partir da conciliação e mediação, além de implementar atividades que tenham foco na promoção da cidadania”, afirmou o juiz Antônio Augusto Pavel Toledo.

Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro6.jpg
Da esq. para a dir.: os servidores da 3ª Vice-Presidência do TJMG Murilo Silvestre Rosa, José Augusto da Silva Neto; o promotor de Justiça Felipe Valente; o juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Miradouro, Antônio Augusto Pavel Toledo (centro); o promotor de Justiça e coordenador do Projeto "MP Itinerante", Paulo César Vicente de Lima; a servidora do Cejusc Luciene Corrêa Pimentel; e o servidor Gabriel Ribeiro Barros (Crédito: Agin / TJMG)

Além dos magistrados, os eventos contaram com a participação das equipes de servidores e conciliadores dos Cejuscs das Comarcas de Muriaé e Miradouro, que realizaram as sessões conciliatórias, bem como apoio de servidores e colaboradores da Assessoria da Gestão de Inovação (Agin) do TJMG.

Também estiveram presentes diversos órgãos como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG); a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG); a Energisa; a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil); o Cartório de Registro Civil local; além de outros parceiros voluntários.

Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro7.jpg
O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Miradouro, Antônio Augusto Pavel Toledo, durante abertura do evento na cidade de Miradouro (Crédito: Agin / TJMG)

As ações nas quatro cidades contaram, ainda, com o apoio das respectivas Prefeituras e de secretarias, além de vereadores, funcionários e assessorias jurídicas. Produtores rurais e comerciantes locais também marcaram presença, apresentando diversos produtos fabricados na região.

Quem aproveitou os serviços oferecidos na atividade itinerante em Miradouro foi Almerinda Batista e José Simão. “O atendimento foi muito bom, rápido e eficiente. Conseguimos resolver nosso caso de forma consensual”, disse Almerinda.

Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro8.jpg
Comerciantes locais expondo seus produtos durante a realização do evento de itinerância na Comarca de Miradouro (Crédito: MPMG / Divulgação)

Segundo José Simão, “a iniciativa em nosso município foi uma ótima oportunidade para que pudéssemos tratar da nossa separação. Deu tudo certo, de maneira muito rápida e gratuita”.

A promotora de Justiça Jackeliny Ferreira Rangel ressaltou que o evento do dia 21/3 marcou o encerramento da semana do “MP itinerante” na região. “Tivemos a oportunidade de estar com o MP itinerante e seus parceiros, em Laranjal e também em Rosário da Limeira, Miradouro e Vieiras. É muito importante fazer um balanço das ações e verificar a quantidade de atendimentos e de conscientização da comunidade. Foi um show de cidadania. Nós estamos muito felizes com a adesão dos municípios, bem como com o apoio incondicional do Procon regional e da Amerp (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba) e da Cimerp (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba), que são os nossos parceiros locais. Tivemos o apoio também da Defensoria Pública, da OAB e do Cejusc. O Centro Judiciário está sempre conosco e foi muito bom. Quero agradecer e pedir que em breve tenhamos novamente essa oportunidade de cooperar, de levar serviços às pessoas que, muitas vezes, não têm acesso a eles”, disse.

Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro9.jpg
A servidora do Cejusc da Comarca de Miradouro Luciene Corrêa Pimentel, durante realização de audiência (Crédito: Agin / TJMG)

O Cejusc

O Projeto “Cejusc Itinerante”, coordenado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG e executado com apoio da Agin, tem como finalidade proporcionar o acesso facilitado à Justiça e promover a resolução pacífica de conflitos junto à comunidade, nos moldes das Resoluções CNJ nº 125/2010 e nº 460/2022.

Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro10.jpg
Atendimento à população no município de Vieiras, em ação de itinerância realizada no dia 21/3 (Crédito: Agin / TJMG)

Cejusc de Muriaé

O Cejusc da Comarca de Muriaé foi instalado em 18 de agosto de 2016, com a publicação da Portaria Conjunta nº 542/2016, e funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, nas dependências do Fórum Tabelião Pacheco de Medeiros, situado na Rua Presidente Arthur Bernardes, 123, Centro. O contato também pode ser realizado pelo e-mail cejusc.mre@tjmg.jus.br.

Not--Cejusc--Itinerante--Muriae--Miradouro11.jpg
A promotora de Justiça Jackeliny Ferreira Rangel discursando na abertura do evento em Muriaé (Crédito: Agin / TJMG)

Cejusc de Miradouro

O Cejusc da Comarca de Miradouro foi instalado em 27 de janeiro de 2020, com a publicação da Portaria Conjunta nº 927/2020, e funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, nas dependências do Fórum Desembargador Aníbal Pacheco, situado na Avenida Vicente de Paula Lima, 60, Albucacys de Castro, Centro. O contato pode ser realizado pelo e-mail cejusc.mdo@tjmg.jus.br.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial