Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

27ª Semana do Servidor do TJMG mobiliza comarcas do interior

Vários eventos foram programados nas 298 comarcas mineiras


- Atualizado em Número de Visualizações:

A 27ª Semana do Servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais está mobilizando várias comarcas do interior, que estão promovendo diversas ações visando a integração entre magistrados, servidores e colaboradores. O evento, que trouxe como tema esse ano o mote "É Tempo de se Cuidar”, foi aberto na segunda-feira (24/10) pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e se estende até a próxima sexta-feira (28/10).

Na Comarca de Uberaba, uma das maiores do Estado, o diretor do foro, juiz Fabiano Veronez, conciliou a Semana do Servidor com a Semana de Enfrentamento à Violência Doméstica. Na segunda-feira (24/10), o magistrado reuniu autoridades locais e representantes das entidades que foram a Rede de Proteção da Comarca para inaugurar, no Fórum Melo Viana, a exposição “Andanças”, do artista plástico e servidor aposentado do TJMG, Roberto Rodrigues.

Além da exposição, que seguirá até o final do ano, está agendada a realização de 41 audiências de instrução e julgamento de delitos relacionados exclusivamente com a violência doméstica, bem como reuniões com representantes de entidades locais e da rede de enfrentamento à Violência Doméstica.

Not---Semana-do-Servidor--Uberaba-2.jpg
O diretor do foro de Uberaba, juiz Fabiano Veronez, inaugurou a exposição do servidor aposentado Roberto Rodrigues (Crédito: Divulgação)

Dentro da programação da Semana do Servidor, na próxima quinta-feira (27/10), a Comarca vai homenagear e entregar o Certificado de Servidor do Ano a Márcio Gerônimo de Freitas.

Igarapé

A Comarca de Igarapé, Região Metropolitana de Belo Horizonte, programou uma semana com vários eventos. Na segunda-feira (24/10), os servidores puderam desfrutar do Escalda Pés, uma terapia que consiste em se colocar os pés descalços em um recipiente com água, sais e ervas para relaxar e ativar a circulação.

Ainda na segunda-feira, na parte da tarde, a Secretaria Municipal de Cultura de Igarapé, enviou artistas para apresentar uma peça teatral no Fórum Doutor Sebastião Patrus de Souza.

Nesta terça-feira (25/10), os servidores foram convidados a participar de uma aula de yoga e meditação com o terapeuta Frederico Etiene. 

Na quarta-feira (26/10), pela manhã, os servidores poderão participar de uma sessão de Barra de Access, terapia que trabalha 32 pontos do corpo com objetivo de liberar emoções, stress, crenças limitantes sobre a vida e sobre o dinheiro.

Not---Semana-do-Servidor--Igarape-3.jpg
Na comarca de Igarapé os servidores tiveram a oportunidade de participarem de aulas de yoga e meditação (Crédito: Divulgação)

Ainda na quarta-feira, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Comarca vai promover palestra sobre Compostagem, técnica que consiste em aproveitar restos de alimentos para alimentação de minhocas, visando obtenção de adubos.

Na quinta-feira (27/10), ocorrerão sessões de MTVSS, técnica que auxilia o combate das dores físicas e equilíbrio do sistema imunológico, além de novas sessões de Barra de Access. No último dia da Semana do Servidor, sexta-feira (28/10), pela manhã os servidores terão novas sessões de massagens e Barra de Access. No período da tarde, haverá homenagem ao servidor do ano e um show musical.

Cambuí

Na Comarca de Cambuí, Região Sul do Estado, a programação começa a partir desta quarta-feira (26/10), com palestra da terapeuta Bia Martins, que abordará o tema “Uma Abordagem Holística”. Nesta terça-feira (25/10), os servidores vieram vestidos de rosa, em referência ao Outubro Rosa, que visa alerta a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Ainda nesta terça-feira, a diretora do Foro de Cambuí, juíza Patrícia Vialli Nicolini distribuiu brindes obtidos por meio de doações da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Cambuí e da Prefeitura de Córrego de Bom Jesus, cidade que pertence à comarca.

Not - Semana do Servidor -Igarape.jpg
Também na Comarca de Igarapé, os servidores participaram de terapia para o relaxamento dos pés (Crédito: Divulgação)

Na quinta-feira (27/10), a Academia Jô Fitness promove uma aula gratuita de ginástica para os servidores.  Na sexta-feira (28/10), haverá uma palestra sobre o tema saúde mental e suas implicações na qualidade de vida. Durante todos os dias da semana, a Comarca reunirá os servidores para um café.

Pitangui

Na comarca de Pitangui, Região Oeste de Minas Gerais, a Semana do Servidor começou na segunda-feira (24/10), com a palestra sobre saúde mental, ministrada pela psicóloga Cristiane Rocha e com uma apresentação de uma banda musical da cidade. Nesta terça-feira (25/10), foi promovida uma dinâmica de grupo com o fisioterapeuta Gabriel Campos.

Not---Semana-do-Servidor--Pitangui 2.jpg
Um coral composto por adolescentes realizou apresentação para os servidores da Comarca de Pitangui (Crédito: Divulgação)

Na quarta-feira (26/10), a comarca promove uma dinâmica com a nutricionista Lilian Aguiar. Na quinta-feira (27/10), a Semana do Servidor será encerrada com um lanche para os servidores e o anúncio do servidor do ano, José Tavares Filho. Além das dinâmicas e das palestras, a diretora do foro de Pitangui, juíza Rachel Cristina Viégas, reuniu os servidores para uma confraternização.

Curvelo

Na Comarca de Curvelo, Região Central, os servidores podem visitar uma exposição de Kokedamas, técnica que usa musgo para fazer uma espécie de vasos para plantas. A técnica é dominada por detentos da Unidade Prisional de Curvelo, por meio de uma parceria com o Ministério Público da Comarca. A exposição permanece no saguão do Fórum Newton Daniel Diniz até sexta-feira (28/10).

Na quarta-feira (26/10) e na quinta-feira (27/10), os servidores terão a oportunidade de assistir às palestras “Atividades referentes a exercícios funcionais e laborais” e “O autocuidado e o cuidado com outro”. As palestras serão apresentadas, respectivamente, por Rômulo Fernandes e Michele Leite e Robson Fonseca.

Mantena

Na Comarca de Mantena, Vale do Rio Doce, o diretor do foro procurou seguir à risca o tema da 27ª Semana do Servidor, ao promover palestras aos servidores que abordam a saúde mental e saúde do corpo, terapia ocupacional, doenças ocupacionais e nutrição.

Not---Semana-do-Servidor--Curvelo.jpg
Em Curvelo, os servidores foram agraciados com uma exposição de Kokedamas, feitas por detentos da Unidade Prisional da comarca (Crédito: Divulgação)

“Pela primeira vez estamos efetivamente envolvidos com a Semana do Servidor e procuramos fazer tudo de forma democrática, convocando pelo menos um servidor de cada uma das três varas da Comarca”, disse o diretor do foro de Mantena, juiz David Miranda Barroso.

As palestras ocorrem durante a semana e serão sucedidas por lanches e sorteios de brindes para os servidores, além da entrega, na sexta-feira (28/10), do diploma de servidor do ano de 2022. Os eventos serão realizados nas dependências do Fórum José Alves Pereira.

Peçanha

Na Comarca de Peçanha, também localizada na Região do Vale do Rio Doce, as atividades se concentrarão na sexta-feira (28/10), com sessões gratuitas de massagem relaxante facial, aplicação de reiki, comemorações dos aniversariantes do mês e entrega do diploma do servidor do ano. Todas as atividades serão realizadas no Fórum Desembargador Forjaz de Lacerda.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial