O 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Marcos Lincoln dos Santos, reuniu-se, nesta segunda-feira (21/7), com os representantes dos Cartórios das Câmaras Cíveis (Cacivs), Cartórios das Câmaras Criminais (Cacris), Cartórios de Recursos a Outros Tribunais (Carots) e os Cartórios de Feitos Especiais (Cafes).
Durante o encontro, os gerentes apresentaram demandas das unidades relacionadas aos procedimentos cartorários, à aplicabilidade de atos normativos, à utilização de sistemas como o eproc e à adoção de ferramentas de inteligência artificial.
Também foram discutidas as necessidades que requerem a interlocução com outros setores do TJMG.
Para o desembargador Marcos Lincoln, o diálogo com os cartórios é essencial para o aprimoramento da prestação jurisdicional.
“A comunicação direta com os gestores de cartórios é fundamental para que a 1ª Vice-Presidência possa identificar desafios práticos, promover ajustes efetivos e garantir a uniformidade nos procedimentos”.
“Ao ouvirmos quem está na linha de frente da atividade cartorária, conseguimos aprimorar rotinas, fortalecer a interlocução com outras áreas e impulsionar soluções, inclusive com o uso de tecnologia e inteligência artificial, sempre com foco na agilidade e qualidade da prestação jurisdicional”.
A gerente do Cartório da 18ª Câmara Cível, Ângela Baptista, destacou a importância da abertura ao diálogo com a alta gestão.
“É muito importante essa abertura que o desembargador Marcos Lincoln nos oferece para resolvermos nossas necessidades da melhor forma possível. Trata-se de um espaço que também nos proporciona conversar com os outros colegas e conhecer as realidades de cada setor”.
Já a gerente do Cartório da 6ª Câmara Cível, Jussara Frade, avaliou a reunião de forma positiva:
“É uma grande oportunidade para que nós, os gestores, possamos tratar das demandas do dia a dia. Sempre temos um retorno excelente da 1ª Vice-Presidência”.
Presenças
Participaram também da reunião a diretora da Secretaria de Padronização da Gestão Judiciária (Sepad), Elaine Batista; a gerente substituta do Centro de Padronização da Prestação Jurisdicional na 2ª Instância (Cepajur), Bruna Marques de Oliveira; o gerente do Centro de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e Sistemas Correlatos na Segunda Instância (Cesupe), Gilberto Miranda; e o coordenador da Coordenação de Apoio e Acompanhamento dos Sistemas Judiciais Informatizados de 2ª Instância (Cosinf), Matheus Eustáquio Gomes de Faria.
Estiveram presentes ainda a assessora jurídica da Assessoria Técnica e Jurídica de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Aspad), Cláudia Pereira Paim; a assessora técnica Carolina Lopes de Rezende Rodrigues; a gerente do 2º Carot, Ada Orlandini Malvicino Vieira; a gerente do 1º Cafes, Isabela Barbalho Aguiar; os gerentes dos cartórios das Câmaras Cíveis: Thiago Fonseca Ferreira (3ª Caciv), Fábio de Morais Gonçalves Martins Costa (7ª Caciv), Felipe Moraes de Souza Lima (8ª Caciv), Fernando César de Mello Souza (9ª Caciv) e Josué Antônio Vaz (10ª Caciv); além dos gerentes das Câmaras Criminais: Maria Cristina de Carvalho (7ª Cacri), Mateus de Oliveira Pessôa (8ª Cacri) e Daniela Péret Figueiró Matos (9ª Cacri).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*