
O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Marcos Lincoln dos Santos, recebeu, nesta quarta-feira (26/3), a visita do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela. Durante o encontro, foram apresentadas ao ministro as iniciativas desenvolvidas pela 1ª Vice-Presidência.
O desembargador Marcos Lincoln salientou a honra de receber o ministro, que já atuou como desembargador e 1º vice-presidente do TJMG.
“É uma grande satisfação acolher o ministro Afrânio Vilela no gabinete da 1ª Vice-Presidência, um espaço que sempre será sua casa”, afirmou.
Entre os projetos apresentados, o 1º vice-presidente ressaltou a importância da análise do ministro sobre as ações da 1ª Vice-Presidência.
“Mostramos a Cartilha de Precedentes, elaborada pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepnac) sob a supervisão do desembargador Habib Felippe Jabour; o Guia de Suporte à Organização, Cumprimento de Metas e Aperfeiçoamento Gerencial (Guia Soma), que integra o programa de capacitação ‘1ª Vice Soma’; o projeto de Gestão de Litigância Repetitiva e de Massa, além do estudo sobre normatização da distribuição de processos, critérios de prevenção e compensação semestral na 2ª Instância. Contar com a avaliação positiva do ministro sobre essas iniciativas é extremamente valioso e gratificante para todos nós”, destacou o o 1º vice-presidente do TJMG.
O ministro Afrânio Vilela comentou sobre a satisfação de retornar ao TJMG após anos de serviços prestados à Corte.
“É sempre uma alegria voltar à casa que foi minha por mais de 20 anos como desembargador e mais de 35 como magistrado. Ser recebido por tantos amigos, desembargadores e servidores, cuja trajetória acompanhei e que também acompanharam a minha, é muito gratificante”, afirmou.

Afrânio Vilela elogiou a atuação do Tribunal mineiro, com destaque para os projetos da 1ª Vice-Presidência apresentados durante o encontro.
“O TJMG tem investido em medidas tecnológicas e regimentais que garantem mais segurança jurídica, previsibilidade e, consequentemente, maior confiança do jurisdicionado no Poder Judiciário. Essa excelência se estende ao primeiro grau de jurisdição. Hoje, com minha visão nacional do Judiciário, posso afirmar que os magistrados mineiros são altamente respeitados. O TJMG está sempre na vanguarda, e iniciativas como as que vi hoje entusiasmam todos que valorizam avanços para a prestação de uma jurisdição eficiente”, destacou.
A reunião contou com a presença do ex-presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho; do superintendente adjunto da Superintendência Judiciária, desembargador Habib Felippe Jabour; do juiz auxiliar do STJ, Armando Ghedini Neto; da diretora Executiva de Suporte à Prestação Jurisdicional (Dirsup), Elena Vidigal; e da gerente de Acompanhamento da Litigância em 2ª Instância, Apoio à Gestão de Gabinetes e Registro de Julgamentos (Geag), Rafaella Rocha da Costa Assunção e a esposa do ministro, Gisela Pereira Resende Vilela .
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial