
A 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, nesta segunda-feira (25/8), a Galeria de Retratos de ex-primeiros vice-presidentes e superintendentes judiciários. Integram o acervo os desembargadores que exerceram o cargo entre 2012 e 2024.
Foram homenageados os ex-primeiros vice-presidentes: desembargador José Tarcízio de Almeida Melo (2012-14); desembargador Fernando Caldeira Brant (2014-16); desembargador Geraldo Augusto de Almeida (2016-18); desembargador Antônio Carlos Cruvinel (2018); ex-desembargador e atual ministro do Superior Tribunal de Justiça, Afrânio Vilela (2018-20); desembargador José Flávio de Almeida (2020-22); e desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa (2022-24).
Com exceção do desembargador José Tarcízio de Almeida Melo, todos exerceram a 1ª Vice-Presidência no Edifício-Sede, no bairro Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A inclusão de Almeida Melo se deve a sua participação decisiva no processo de transferência para o prédio, concluído em 2016.

Em seu pronunciamento, o 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, destacou que, “mesmo antes da inauguração desta galeria, os retratos dos homenageados já estavam estampados nas realizações que empreenderam, cada um a seu tempo, em benefício do Tribunal, do Poder Judiciário, da sociedade e dos jurisdicionados.”
O desembargador Marcos Lincoln acrescentou que “este ato não apenas materializa o reconhecimento dos seus préstimos, como também perpetua os nomes, os rostos e as histórias que cada integrante da galeria construiu por ocasião de sua passagem pelo nobilitante e honroso cargo de 1º Vice-Presidente desta Casa da Justiça Mineira.”
Importância do Superintendente Judiciário
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou a relevância do papel do superintendente judiciário.

“O superintendente judiciário, que é o 1º vice-presidente, administra a 2ª Instância em termos de pessoal. Todos os profissionais competentes da 2ª instância estão sob a direção da 1ª Vice-Presidência, que também coordena a tramitação processual. O TJMG já há muito tempo cumpre as metas do Conselho Nacional de Justiça na 2ª Instância e, apesar de um aumento anual médio de distribuição entre 27% e 30%, a Corte julga mais processos do que recebe. Isso demonstra uma jurisdição prestada com atenção, carinho e consideração ao jurisdicionado”, enfatizou.
De acordo com o presidente, desembargador Corrêa Junior, a ocasião é de celebração, de rememorar as conquistas e os modelos que surgiram ao longo de décadas.
“É, portanto, um momento de grande alegria homenagear nossos primeiros vice-presidentes, que marcaram este prédio, reconhecer o desembargador José Tarcízio de Almeida Melo, responsável pela mudança para a nova sede, e reafirmar a importância da história do Tribunal de Justiça, bem como a dos desembargadores e desembargadoras de ontem, de hoje e de sempre, que são o nosso exemplo.”
Representante de Minas no STJ
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela destacou a emoção de retornar a Minas Gerais para receber a homenagem.

“Eu costumo dizer que é sempre muito bom voltar a Belo Horizonte, retornar a Minas, mas, sobretudo, regressar ao Tribunal de Justiça. Quando olho para o rosto de cada um de vocês, vejo um pedacinho da minha história, um fragmento do mosaico que hoje me forma e me identifica como Afrânio Vilela. Como muitos aqui disseram, o representante de Minas no Superior Tribunal de Justiça”, afirmou.
Legado dos homenageados
O desembargador Antônio Carlos Cruvinel, que esteve à frente da 1ª Vice-Presidência durante três meses em 2018, destacou o legado construído pelos homenageados.
“É certo que cada um dos desembargadores que exerceram – e exercem – este cargo buscou constituir um acervo, um verdadeiro pecúlio, como diria Machado de Assis, de trabalho sério, dedicado e voltado para o engrandecimento deste magnânimo Tribunal”, afirmou.
Posse do Edifício-Sede
Um dos grandes responsáveis pela posse do atual Edifício-Sede, o desembargador José Tarcízio de Almeida Melo relembrou, em seu discurso, o processo de aquisição do prédio.
“Viemos para cá em 13 de dezembro de 2013. Não era possível reunir a Corte Superior, e a urgência não comportava. Então, mandei adaptar às pressas o gabinete da Presidência, coloquei na parede o retrato do presidente efetivo, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, e organizei a banda de música na porta, com a execução do Hino Nacional”, contou.

“Hoje imagino que todos estejam satisfeitos com as instalações da Afonso Pena, 4.001. Vejo que o prédio está muito bem aparelhado, e isso nos leva a agradecer a Deus e a louvar nossos sucessores pelo que realizaram nessa construção, que não pertence a um só, mas a todos.”
Dispositivo de honra
Além dos homenageados, do presidente e do 1º vice-presidente, também integraram o dispositivo de honra o 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna; o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Emmerich; os ex-presidentes do TJMG, desembargadores Gilson Lemes e Nelson Messias; e o presidente do Instituto Justiça e Cidadania, Thiago Salles.
Veja mais fotos no Flickr.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial