Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

1ª Vice-Presidência compartilha metodologia de implantação do eproc com Carots

Modelo foi apresentado durante treinamento realizado nesta terça-feira (26/8)


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not Metodologia Eproc Carots.jpeg
Metodologia exclusiva para a implantação do eproc foi apresentada aos gestores dos Cartórios de Recursos a Outros Tribunais (Crédito: Marcelo Silva / TJMG)

Desenvolvida pela Assessoria da 1ª Vice-Presidência (1ª Asvip), a metodologia exclusiva para a implantação do sistema de processo judicial eletrônico eproc foi apresentada, nesta terça-feira (26/8), em treinamento voltado aos gestores dos Cartórios de Recursos a Outros Tribunais (Carots).

O modelo consiste na elaboração de um fluxo de trabalho e de um organograma, com o objetivo de mapear as atribuições dos servidores em todas as etapas de tramitação do processo no eproc.

Segundo o coordenador do Serviço de Apoio da 1ª Vice-Presidência, Rubens de Azevedo, o treinamento foi precedido por uma pesquisa para compreender as rotinas de trabalho dos Carots. A partir desse diagnóstico, foi proposto um fluxo de trabalho a ser aplicado nas unidades judiciárias.

“A proposta é otimizar os procedimentos internos. Os servidores terão melhores condições de analisar os processos, o que deve elevar a qualidade do trabalho e garantir mais celeridade à tramitação”, ressaltou.

Para o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, a iniciativa reforça o compromisso da 1ª Vice-Presidência em assegurar que a implantação do eproc ocorra de forma organizada, padronizada e eficiente.

“Desta forma permitiremos que os servidores desempenhem suas funções com segurança  e que o jurisdicionado tenha à disposição um serviço cada vez mais célere e qualificado”, destacou o magistrado.

Not Metodologia Eproc Carots 2.jpeg
O modelo consiste na elaboração de um fluxo de trabalho e de um organograma, visando mapear as atribuições dos servidores em todas as etapas de tramitação do processo no eproc (Crédito: Marcelo Silva / TJMG)

De acordo com a assessora-chefe da 1ª Asvip, Roberta Inácio Maia, a capacitação foi fundamental para alinhar o fluxo de trabalho, evitando ruídos na comunicação entre as áreas.

“Esse diálogo entre os setores é muito valioso, pois se trata de uma boa prática voltada para antecipar possíveis problemas. Além disso, o encontro promoveu maior proximidade entre as equipes.”

Carots aprovam iniciativa

A gerente do 2º Carot, Ada Orlandi Malvicino Vieira, avaliou o treinamento como uma experiência enriquecedora e de grande relevância.

“O método apresentado mostrou-se aplicável à realidade do trabalho, oferecendo orientações práticas que irão contribuir muito e nosso no dia a dia. Agradeço à 1ª Vice-Presidência pela iniciativa e pelo apoio constante”, relatou.

Já a gerente do 3º Carot, Andréa Lopes Nascimento, também elogiou a apresentação realizada pela 1ª Asvip.
“É admirável o trabalho desenvolvido pela equipe da Assessoria da 1ª Vice-Presidência, que estudou toda a estrutura do sistema eproc e o fluxo de cada cartório para propor um procedimento operacional padrão para os Carots e as assessorias. As sugestões de automação e de fluxo apresentadas hoje vão facilitar a adaptação ao novo sistema e auxiliar no treinamento das equipes. Esse tipo de iniciativa reforça a parceria entre a 1ª Vice-Presidência e os Cartórios de Recursos”, ressaltou.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial