Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

1ª Vice analisa eventuais ajustes com o fim da especialização de câmaras

Reunião analisou os impactos operacionais das proposições


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-1---Reuniao-DIRSUP-1-Vice.jpg
Reunião analisa impactos de mudança de regras com o fim da especialização de câmaras (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Equipes técnicas da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reuniram-se, nessa terça-feira (15/7), para analisar e discutir a proposta de eventuais ajustes na distribuição de processos, diante do encerramento da especialização de algumas câmaras da Corte mineira.

Em votação realizada em 16/6/2025, o Tribunal Pleno decidiu não referendar a especialização da 9ª Câmara Criminal, bem como das 16ª e 21ª Câmaras Cíveis em Direito Empresarial. Foram mantidas, contudo, as especializações da 4ª e da 8ª Câmaras Cíveis, ambas voltadas ao Direito de Família.

Segundo o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, o objetivo da reunião foi avaliar tecnicamente as possíveis alterações.

“Estamos nos debruçando sobre as proposições com a finalidade de construir soluções conjuntas que tragam segurança jurídica, equilíbrio na distribuição de processos entre os órgãos fracionários e continuidade na prestação jurisdicional com eficiência e celeridade”, afirmou o desembargador.

A diretora executiva de Suporte à Prestação Jurisdicional (Dirsup), Elena Vidigal, destacou que o encontro também se propôs a antecipar e mitigar possíveis impactos técnicos e operacionais da mudança.

“Nosso propósito é fomentar o diálogo técnico e preventivo para viabilizar as propostas, evitar interpretações divergentes e minimizar a incidência de futuros conflitos de competência com as alterações”, explicou.

Participaram da reunião, pela Dirsup, o gerente de Processamento Inicial (Geproc), Douglas Corgosinho; a gerente de Acompanhamento e Suporte Processual (Geasp), Vanessa Macedo de Pinho Tavares; a coordenadora de Distribuição e Análise de Prevenção (Codipre), Luciana Mattos; a assessora jurídica da Assessoria Técnica e Jurídica de Suporte à Prestação Jurisdicional (Assup), Anna Sofia Eutrópio; e os assessores técnicos da Assup, Getúlio Monacésio e Gustavo Birro.

Estiveram presentes também a diretora da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Elaine Batista; o gerente de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e demais Sistemas Eletrônicos de 2ª Instância (Cesupe), Gilberto Miranda; e as assessoras da Assessoria Técnica e Jurídica de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Aspad), Cláudia Paim e Carolina Lopes de Rezende.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*