Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

XVII Semana Nacional da Conciliação

Solicite o agendamento do seu processo


Publicado em 16 de Setembro - 2022Número de Visualizações:
 
 

A XVII Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), terá como tema "Menos conflitos, mais recomeços”. O objetivo é “conscientizar e motivar os advogados como agentes fundamentais para o fortalecimento dos métodos de tratamento adequado dos conflitos”, conforme matéria publicada no Portal do CNJ.

O evento é um esforço concentrado realizado anualmente em todo o País e busca oferecer uma pauta semanal voltada para as soluções consensuais nos processos, alcançando o maior número possível de conciliações. A vantagem da conciliação é a possibilidade de se resolver o conflito, de forma mais rápida, pacífica e gratuita. 

A 17ª edição da Semana Nacional da Conciliação será realizada de 7 a 11 de novembro. Se você já tem um caso na Justiça, independentemente da fase em que se encontra o seu processo, e tem interesse em participar da Semana da Conciliação,  entre no canal “Quero Conciliar” até 7 de outubro, e solicite seu agendamento.  O pedido de agendamento não é garantia de que você terá sua audiência agendada para a Semana da Conciliação, mas não se preocupe, pois, independentemente da Semana da Conciliação, você pode conciliar o ano todo!

A conciliação é válida para qualquer processo que tramite na Justiça estadual, seja de partilha de bens, acidentes de trânsito, dívidas em bancos, seja de danos morais, pensão alimentícia, divórcio, questões de vizinhança, e outros. O diálogo é conduzido por um conciliador, que auxilia as partes a ajustarem seu próprio acordo. Porém, caso não haja o acordo, o andamento processual continua normalmente na Justiça.  

Para mais informações, acesse a página do Quero Conciliar, ou ligue 0800 283 2715 (de segunda à sexta, das 8 às 18h).

Confira também o hotsite da XVII Semana Nacional da Conciliação com informações completas e acessíveis sobre como conciliar, quais são os conflitos passíveis de conciliação, como agendar uma audiência de conciliação, leia depoimentos e esclareça dúvidas.