Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG publica balanço da gestão - biênio 2018/2020

Investimentos em tecnologia, planejamento e gestão, PJe e cultura de mediação alcançaram resultados expressivos


Publicado em 25 de Junho - 2020Número de Visualizações:

 

Está disponível, no Portal TJMG, uma retrospectiva de ações de destaque do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na administração do presidente, desembargador Nelson Missias de Morais. A mesa diretiva formada pelos desembargadores Afrânio Vilela (1ª Vice-Presidência), Áurea Brasil (2ª Vice-Presidência), Mariangela Meyer (3ª Vice-Presidência), Saldanha da Fonseca (Corregedoria-Geral de Justiça), e Corrêa Camargo (Vice-Corregedoria-Geral de Justiça) assumiu em julho de 2018.

O balanço dos trabalhos mostra que a gestão se estabeleceu como um divisor de águas, pelas conquistas no campo da modernização tecnológica, que impulsionaram o TJMG rumo à era digital. O investimento em sistemas diversos, muitos deles interligados, lançou o Judiciário mineiro, definitivamente, no século XXI.

Nesse sentido, o biênio 2018/2020 entra para a história do Judiciário de Minas pela implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe), nas unidades judiciárias de competência cível e nos juizados especiais de todas as 297 comarcas do Estado.

Além disso, a partir de estudos técnicos e esforços que envolveram diversos setores do TJMG, e tendo sempre como norte o Planejamento Estratégico 2019 para a instituição, novas varas foram instaladas, e outras tiveram sua competência alterada, ampliando a eficácia da prestação jurisdicional.

Alcançou também resultados expressivos quanto à cultura da mediação e da conciliação, na luta contra a violência contra a mulher, na infância e na juventude, em ações de responsabilidade social, na segurança de magistrados, servidores, colaboradores.

Leia o Relatório de Gestão – biênio 2018/2020, disponível em Transparência/Relatórios e Demonstrativos/Relatório de Gestão.

 

*