Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juizados especiais: pedidos de uniformização de interpretação de lei

Procedimentos relativos à Turma de Uniformização e Jurisprudência


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Gerência de Suporte aos Juizados Especiais divulgou o fluxo de trabalho dos pedidos de uniformização de interpretação de lei, gerados por divergência entre decisões proferidas por turmas recursais sobre questões de direito material:

 

  1. Os processos serão digitalizados e incluídos no Sistema JPe-Themis (Processo Eletrônico da 2ª Instância), e os magistrados que compõem a Turma de Uniformização e Jurisprudência serão cadastrados e treinados para utilização do referido sistema.
     
  2. Em caso de juízo positivo de admissibilidade pelo presidente da Turma de Uniformização, os pedidos serão distribuídos à relatoria de um dos integrantes do Colegiado, exceto ao presidente.
     
  3. Quando houver multiplicidade de pedidos com fundamento em idêntica questão de direito material, caberá ao presidente da Turma, ao realizar o juízo de admissibilidade, selecionar um ou mais feitos como representativos da controvérsia, sobrestando os demais, até o respectivo pronunciamento.
     
  4. Os processos sobrestados serão distribuídos ao relator sorteado para o julgamento do representativo da controvérsia.

 

Dúvidas em relação ao procedimento podem ser esclarecidas com a Gerência do Cartório da 2ª Câmara Cível do TJMG, pelo e-mail caciv2@tjmg.jus.br.

O comunicado foi disponibilizado na edição do DJe de 15/9/2022.

O procedimento visa efetivar os artigos 4º, 6º e 10 da Resolução do Órgão Especial 639/2010.

*